Exposição ‘Brinquedos’ pode ser visitada no Forum da Cultura

Mostra fica em exibição até 4 de novembro no Museu de Cultura Popular, com mais de 60 peças


Por Tribuna

25/10/2022 às 07h00

Exposicao II e1666624117900
Em exibição até novembro, exposição conta com brinquedos fabricados nos mais diversos materiais (Foto: Divulgação)

O Museu de Cultura Popular, localizado no Forum da Cultura, oferece ao público, até 4 de novembro, a exposição “Brinquedos”, tradicional mostra realizada pelo espaço, anualmente, para celebrar o mês das crianças, comemorado em 12 de outubro.

Com entrada gratuita, a exposição conta com mais de 60 peças e busca resgatar a memória dos brinquedos populares que fizeram parte da infância de várias gerações. Ainda por meio do material exposto, a atração tem por objetivo trazer reflexões a respeito das transformações nas maneiras de brincar ao longo dos tempos e dos avanços tecnológicos, revelando novas formas de interação e de modos de brincar. O Museu de Cultura Popular está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Para os responsáveis pela exposição, ela é voltada às crianças, mas também deve despertar recordações afetivas por parte dos adultos. Além de conferir as peças, o público poderá interagir com algumas delas, com brinquedos que as crianças poderão manusear durante as visitas. Entre eles estão o totó e o vaivém, que foram produzidos durante a pandemia e que tiveram seus processos de produção publicados nos perfis do Forum da Cultura no Facebook e no Instagram.

Há destaque ainda para os brinquedos disponibilizados para interação, que poderão também ser produzidos pelas crianças, contando com a orientação e a supervisão de pais ou responsáveis.

Entre as mais de 60 peças selecionadas para a exposição “Brinquedos” estão carrinhos produzidos com os mais diversos materiais, entre eles um caminhão feito com lata de óleo (antes do metal ser substituído pelas garrafas de plástico) e um trator feito em madeira. Também podem ser conferidos brinquedos como bonecas de diferentes materiais, marionetes, palhaços, pipas, miniaturas de roda-gigante e sombrinha, patinete e petecas, entre outros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.