Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Aos 91 anos, recém-alfabetizado, idoso lança livro de poemas

“Em busca dos sonhos perdidos” reúne 103 poesias escritas por Manoel Bernardino depois que ele aprendeu a ler e escrever

Por Mauro Morais

25/06/2019 às 17h43- Atualizada 25/06/2019 às 18h57

Esta semana Manoel Bernardino conclui o Ensino Médio. Aos 91 anos, o idoso encerra um ciclo que se iniciou há seis anos, quando ele cruzou a porta da escola sem sequer saber ler e escrever. “Ele é um aluno muito esforçado, muito assíduo. Pode chover granizo que ele está aqui na escola. A sala de aula ocupa um lugar muito importante na vida dele”, comenta Sérgio Oscar, vice-diretor do Cesu Custódio Furtado de Souza, no Bairro Teixeiras, onde o idoso irá se formar. “Ele se tornou um exemplo para todo mundo”, elogia o professor, que acompanhado da diretora Rosangela da Silva Campos de Paula e da outra vice-diretora Marta Britto encontrou num livro a forma de homenagear e agradecer a Manoel.

Com o lápis na mão, seu Manoel começou a escrever e não parou mais. Reunindo 103 poemas seus, o livro “Em busca dos sonhos perdidos” tem lançamento nesta quarta, 26, às 19h, na escola onde ele estudou e que, por meio de rifas e doações, viabilizou o projeto. “Logo que foi alfabetizado, ele começou a fazer poemas. Muitos eles tinha só na memória e ao aprender a escrever ele passou para o papel”, conta Sérgio Oscar. “São pequenos versos que ele construiu falando de passagens da vida dele, da infância, e, depois, da vida adulta. Ele trabalhou muitos anos como pedreiro até conseguir se aposentar”, acrescenta o vice-diretor.

O conteúdo continua após o anúncio

Frequente e dedicado, Manoel participa da oficina de teatro da escola e não pretende cortar os laços com a instituição. Ele também compõe melodias e se interessa por outros projetos culturais do Cesu. A presença dele, segundo Sérgio Oscar, impactou positivamente o funcionamento da escola, que trabalha com a educação de jovens e adultos. “Todos os estudantes aqui têm histórias de vida singulares, passaram por muitas dificuldades para chegar à escola. Ter o seu Manoel entre os alunos encorajou todos os outros”, pontua.

EM BUSCA DOS SONHOS PERDIDOS
Lançamento nesta quarta, 26, às 19h, no CESU Custódio Furtado de Souza (Av. Pantaleone Arcuri 314 – Teixeiras).

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia