Festival de Música Antiga acontecerá em conjunto com outros eventos
Primeiro Encontro Tríplice de Música Antiga reúne o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga a outras duas iniciativas sob o mesmo evento on-line
Um fio que conecta as afinidades entre as artes. “UT Pictura Musica”, releitura do poema “Arte poética”, de Horácio (19 aC), guiará o primeiro Encontro Tríplice de Música Antiga, buscando discutir o princípio de similaridade entre pintura e música. A iniciativa, promovida por uma das maiores instituições culturais do Brasil, a Cultura Artística, reúne pela primeira vez três tradicionais eventos de música antiga: o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga do Pró-Música/UFJF, a Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e o Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos sécs. XVI, XVII e XVIII da USP. A programação começa este mês e vai até novembro.
Em um momento em que a maioria das instituições públicas brasileiras enfrenta grandes dificuldades com cortes em seus orçamentos, planejar um evento cultural se torna um desafio. Assim, a alternativa encontrada para resistir foi unir forças. E esse é o propósito do Encontro Tríplice de Música Antiga.
A pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria, entende que o Encontro é um meio de concretizar grandes projetos, aprofundar relações e garantir a realização de propostas. Segundo ela, a união de três dos maiores eventos da música antiga no país mostra que o mecenato se apresenta como um caminho importante, capaz de preservar o passado, garantir o presente e delinear um futuro mais promissor. “Mais do que nunca, precisamos dessas alianças para que o fazer artístico, a economia criativa e a cultura como um todo possam não apenas garantir sua sobrevivência, mas experimentar a efervescência que lhes cabe”, afirma a pró-reitora.
Renovando tradições
Reconhecido como Patrimônio Imaterial de Juiz de Fora, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura da UFJF e pelo Centro Cultural Pró-Música, é um dos eventos mais importantes do gênero no país. A tradição de estudar e interpretar a música antiga, renovando esse meio e formando novos públicos, acontece há 32 anos na cidade.
No ano passado, devido à pandemia de Covid-19, a edição foi realizada no formato on-line. Neste ano, o evento também acontecerá em ambiente virtual, mas, pela primeira vez, se juntará a outros festivais em prol de um mesmo ideal. Para Marcus Medeiros, diretor do Centro Cultural Pró-Música e responsável pelo Festival de Música Colonial, o Encontro Tríplice é muito significativo neste momento em que a cultura enfrenta grandes dificuldades para dar continuidade às ações.
A 32ª edição do Festival de Música Colonial acontece entre os dias 25 e 29 de outubro, e contará com interpretações de obras como a “Cantata de Bach” e o “Trio Sonata de Corelli” pelas orquestras e coros. Além dos concertos, a organização produziu uma série de cinco documentários sobre o processo de construção das apresentações musicais. “Nós preparamos documentários bastante informativos sobre as obras em si, as relações dos músicos com aquelas obras, como foi prepará-las, afinação dos instrumentos e outros aspectos neste sentido”, informa Marcus Medeiros.
‘UT Pictura Musica’
A ideia de ensinar, deleitar e comover são características comuns a todas as artes, de acordo com o conceito de “UT Pictura Musica”, como explica a instrumentista, professora e coordenadora do 12º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos sécs.XVI, XVII e XVIII da Universidade de São Paulo, Monica Lucas, que observa a escolha do tema de uma forma simbólica. “Trata-se novamente dos princípios de união entre as artes, a possibilidade da união de instituições. Pensamos em uma mensagem de esperança e no poder da força conjunta.”
Unindo os três pilares da formação musical – didático, artístico e científico – , os eventos acontecerão de forma on-line e gratuita. Entre os conteúdos disponíveis estão oficinas, palestras, mesas de debates, séries documentais, concertos e apresentações de pesquisas, todos voltados para a discussão das relações entre música e pintura.
Segundo Marcus Held, coordenador da 7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, a reunião desses três eventos nos faz refletir sobre as atuais práticas do repertório e das demais lacunas da arte da música do passado. Os estudos no campo da música antiga não se baseiam apenas na escolha de um instrumento mais antigo; são, antes de tudo, uma nova perspectiva diante da partitura.
“Em geral, há uma tendência de separar as diversas abordagens musicais para uma melhor compreensão ou um maior aprofundamento em cada uma delas. No entanto, a música dos séculos XVI, XVII e XVIII foi concebida, de fato, dentro de um contexto exuberante de instrução, poética e entrega. A união dos três eventos representa um horizonte de pensamento da abordagem desse repertório, de modo que os estudantes poderão desfrutar dessa bela iniciativa. Tão antiga e, ao mesmo tempo, inovadora”, afirma Marcus.
‘Significa sobretudo resistência e auxílio mútuo’
“Em termos de desmonte cultural, significa sobretudo resistência e auxílio mútuo”, diz Monica Lucas a respeito do evento que irá abordar as interseções entre música, pintura e poesia. O 12º Encontro de Poética Musical ficará, de 22 a 26 de novembro, com a parte acadêmica do evento tríplice. Professores e pesquisadores no campo das músicas dos séculos XVI, XVII e XVIII promovem conversas para divulgar e ampliar os diálogos acerca do tema, que terá como foco as relações entre as formas simbólicas de representação.
Na época em que era estudante de música, Marcus Held participou por vários anos de todos os três festivais, e imaginar a junção desses eventos era um sonho, até então, distante. Ele conta que cada um desses três eventos foi marcante em sua trajetória como professor, instrumentista e pesquisador. “Não consigo imaginar minha carreira sem isso. O Encontro Tríplice é uma conquista de todas essas instituições que, incansavelmente, batalham para a difusão da música em suas mais variadas abordagens. É realmente um orgulho!”
A 7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí é voltada para estudantes, profissionais e pesquisadores de música e é a que começa primeiro. Dos dias 27 de setembro a 1º de outubro, serão oferecidas masterclasses de instrumentos representativos dos séculos XVII e XVIII, como violino barroco, viola barroca, violoncelo barroco e viola da gamba, cordas dedilhadas históricas, flauta doce e cravo.
Programação completa
Para conferir a programação completa, se inscrever nos eventos ou mandar trabalhos para o Encontro Tríplice de Música Antiga, os interessados podem acessar o site retoricamusical.com. As atividades voltadas para públicos específicos serão veiculadas nos sites das instituições, como as masterclasses de Tatuí e as comunicações acadêmicas da USP. As outras atividades voltadas para o grande público serão apresentadas no canal da Cultura Artística no YouTube, como séries documentais, debates, entrevistas e concertos.