Ouça agora

Diário de bordo


Por ANA FINAMORE, ESTUDANTE MIGUEL FAM, FISIOTERAPEUTA

23/10/2013 às 08h00

A primeira imagem que as pessoas têm na mente quando alguém fala que vai viajar para Nova York é geralmente compras, compras e compras. É um pensamento até justificado, dada a quantidade de lojas e as promoções que acontecem o ano todo. Mas algo que muitas pessoas deixam passar é que a cidade tem uma gama de museus praticamente incomparável a qualquer outro lugar do mundo. Nova York respira história, arte e cultura. E foi pensando nisso que nós planejamos nossa viagem.

Existem museus para todos os gostos, desde o Intrepid (um porta-aviões aposentado que abriga inúmeras aeronaves de combate e onde também está exposto o ônibus espacial Enterprise) até o magnífico Metropolitan, cujo acervo é talvez comparável somente ao Louvre, da França. Do MoMA ao Guggenhein, passando pelo Museu de História Natural e, porque não, pelas estátuas de cera da Madame Tussaud, na cidade encontram-se expostos alguns dos maiores ícones da arte e história mundiais. Impossível não ficarmos impressionados frente a um dos autorretratos de Van Gogh, a um quadro de Salvador Dalí ou debaixo de um gigantesco esqueleto completo de um T-Rex.

Outra característica marcante dos museus nova-iorquinos é a facilidade de acesso, a presteza e a gentileza dos funcionários, o grande material informativo (muitos em bom português) e o extenso horário de funcionamento. A maioria deles, inclusive, reserva um dia da semana para a entrada gratuita. Enfim, nessa viagem nós apenas comprovamos a fama de que Nova York é uma cidade ímpar no mundo. Ao visitá-la, reserve um bom tempo para se impressionar nos museus.

Ps.: Como ninguém é de ferro, tiramos algumas horas para um passeio no parque e, claro, para comprar alguma coisa!