Campanha de popularização do teatro e da dança atraiu quase 10 mil pessoas em JF
Ao longo de agosto, cidade recebeu 52 espetáculos; dados da APAC mostram crescimento de 47,6% do público
A 22ª Campanha de Popularização Teatro e Dança atraiu 9.700 pessoas ao longo do mês de agosto em Juiz de Fora. Foram 52 espetáculos e um público 47,6% maior do que em 2024, de acordo com dados da Associação de Produtores de Artes Cênicas (APAC). A campanha é caracterizada por valores acessíveis e programação intensa de apresentações nos palcos.
Para a atriz e atual presidente da APAC-JF, Danyela Silvério, as peças e apresentações de dança que passaram pela cidade ao longo do mês da campanha ganham mais força em conjunto. “Não é apenas uma questão de apresentação, mas de manutenção do movimento teatral e cultural da cidade. A campanha vem pra reunir esses artistas e aproximar o público das produções de excelente qualidade da cidade. É uma grande festa”, diz.
Os preços acessíveis, para ela, são o principal diferencial da campanha, que mostram, inclusive, que há público na cidade e necessidade de acesso a essas produções. “Temos parcerias com espaços públicos e com os espaços privados de espetáculo, e isso faz com que a apresentação fique mais barata para o produtor. Conseguimos diminuir custos, o valor dos ingressos e consequentemente fazemos com que mais pessoas estejam participando da campanha”, ressalta. Ela destaca, ainda, que outra conquista que tem feito diferença para viabilizar o crescimento do público é a aplicação de mais medidas de acessibilidade nos espetáculos. Este ano, foram 14 espetáculos contando com esses recursos.
De acordo com os dados, o público total de 2024 foi de 6.123 pessoas, número que apresentou queda de 21,2% em relação a 2023, quando o público foi de 7.770 pessoas. O motivo, como explica a organização, seria devido a questões calendários ligadas ao ano eleitoral. Mas o total de 2025 sinaliza um avanço de visibilidade das ações, inclusive no trailer da associação: antes dos espetáculos foram vendidos 7.519 ingressos, um aumento de 74,9% em relação ao ano anterior.