Zé Ramalho se apresenta nesta sexta-feira no Terrazzo
Zé Ramalho está de volta a Juiz de Fora. O cantor e compositor paraibano se apresenta nesta sexta-feira, no Terrazzo, em um show que reúne sucessos do artista em mais de 40 anos de carreira, entre eles “Avohai”, “Frevo mulher”, “Vila do Sossego”, “Banquete de signos”, “Admirável gado novo”, “Chão de giz”, “Eternas ondas”, “Garoto de aluguel”, “Sinônimo” e “Beira-Mar”. O repertório do show conta, ainda, com releituras de músicas de Raul Seixas (“Trem das sete” e “Medo da chuva”). No palco, Zé Ramalho é acompanhado pela Banda Z, formada por Chico Guedes (contrabaixo), Zé Gomes (percussão), Vladmir Oliveira (teclados), Edu Constant (bateria) e Toti Cavalcanti (sopros).
Dono de uma carreira fonográfica iniciada em 1975 com “Paêbirú”, ao lado de Lula Côrtes, Zé Ramalho iniciou seu trabalho solo em 1978 com o álbum que levava seu nome, e desde então vendeu milhões de discos marcados pelas canções de forte tom confessional e de crítica social e política, misturando a MPB ao rock, folk e a ritmos regionais. Seu primeiro trabalho individual já trazia um de seus mais conhecidos hits, “Avohai”.
Do seu segundo álbum, “A peleja do Diabo com o Dono do Céu”, de 1979, veio o seu mais conhecido sucesso “Admirável gado novo”, e desde então o artista acumulou hits radiofônicos e outros projetos bem-sucedidos. É o caso do projeto “O grande encontro”, série de shows que reuniu o cantor com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo; rendeu álbum ao vivo de grande sucesso na década de 1990, e que ainda mais dois ao vivo.
Além da sua própria produção autoral e dos encontros ao vivo, Zé Ramalho ainda se destaca pelos projetos de releituras lançados a partir deste século, que incluem versões criadas pelo artista a partir de clássicos dos Beatles, Bob Dylan, Raul Seixas, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O último álbum de inéditas de Zé Ramalho é “Sinais dos tempos”, de 2012, e o mais recente projeto do paraibano é o CD e DVD “Fagner & Zé Ramalho ao vivo”, em que ele se apresenta ao lado do cearense Fagner.
Zé Ramalho
Nesta sexta-feira, 26, às 22h, no Terrazzo (Avenida Deusdedit Salgado 5.050)