Com diversidade, Makoombloco desfila no pré-carnaval: “representa Juiz de Fora”

Bloco contou com trio elétrico e percorreu Circuito Roza-Estação


Por Bernardo Marchiori*

22/02/2025 às 17h27- Atualizada 22/02/2025 às 17h35

O segundo fim de semana do pré-carnaval de 2025 em Juiz de Fora foi marcado pelo desfile do Makoombloco na tarde de sábado (22). O bloco percorreu o Circuito Roza-Estação, com trajeto do Viaduto Roza Cabinda – onde começou a concentração, às 14h – para a Praça da Estação, com fim marcado para as 20h.

As atrações do bloco neste ano foram Amanda Fie, Crraudio, Dona Chapa, Ocrioulo e o DJ Swag do Complexo (do Rio de Janeiro). Com o tema “Cultura Marginal Contra o Sistema” e pela primeira vez em cima de um trio elétrico, a organização enfatiza que a ideia surge como um “manifesto carnavalesco inspirado no espírito subversivo e criativo da Tropicália”.

Sob o lema “seja herói, seja marginal”, o bloco busca evocar a “ousadia de ocupar as ruas com um carnaval que celebra a música preta periférica eletrônica como uma das herdeiras legítimas dessa atitude revolucionária”.

Makoombloco: diversidade e animação

Com diversidade e animação, Makoombloco desfila no pré-carnaval de 2025
(Foto: Leonardo Costa)

A Tribuna marcou presença no bloco e conversou com alguns foliões a respeito da festa. George Michael, juiz-forano de 28 anos, estreou no pré-carnaval de 2025 da cidade no Makoombloco. Sua expectativa para o bloco é de superar o do ano passado, o qual o promotor de vendas também esteve presente. “Em 2024 foi maravilhoso. Espero que dessa vez seja ainda melhor”, destaca.

Quem também curtiu a folia do Makoombloco foi Deivison Neves, 28 anos e comerciante. Ele destaca a pluralidade presente no bloco. “Está sendo incrível, com muita diversidade. Todos curtindo sem brigas. Desde o momento em que cheguei, já estava muito animado e o clima não caiu”, afirma.

Felipe Pacheco, jornalista de 26 anos, foi a mais de uma edição e acredita que seja importante pela representatividade jovem e, acima de tudo, negra. “As músicas misturam latinidade e negritude, valorizando essas culturas. Me sinto identificado com o bloco. Ele representa Juiz de Fora: diverso culturalmente e musicalmente.”

Programação do pré-carnaval no domingo (23)

10h Afoxé Filhos de Oyá, na Praça da Estação
10h Blocãojf, na Praça Bom Pastor
13h Parangolé Valvulado, no Circuito Roza-Estação
12h Bloco do Ben, no São Mateus (Rua Luís de Camões, 74)
14h Os Parças, no Mundo Novo (Rua Couto e Silva, 55)
14h Bloco Bazuka e Cia, no São Mateus (Rua Dom Viçoso)
15h Bloco Eu e Você, no Vitorino Braga (Rua Heitor Guimarães)
16h Carná Castelo, no Monte Castelo (Rua Branca Mascarenhas)
19h Xota Efe, na Praça da Estação

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Tópicos: carnaval / makoombloco

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.