Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

On the road


Por JÚLIO BLACK

20/05/2016 às 07h00- Atualizada 20/05/2016 às 08h23

Os cariocas do Reduto serão os anfitriões no domingo, último dia do evento

Os cariocas do Reduto serão os anfitriões no domingo, último dia do evento

Quando três bandas querem, elas fazem uma turnê – mesmo que seja no esquema vapt-vupt. É com este espírito que os juiz-foranos da Visco, com Treze Provisório (Belo Horizonte) e Reduto (Rio da Janeiro) realizam neste fim de semana a Minitour Rockstrada, com três shows em três dias, percorrendo as cidade-sede de cada uma das agremiações roqueiras. Com o mapa nas mãos, eles decidiram trilhar a BR-040 a partir de Belo Horizonte, palco dos shows desta sexta-feira, na A Autêntica. Sábado é a vez de Juiz de Fora, com as apresentações rolando no Pub’s. Para fechar o giro musical-automotivo, as três bandas tocam domingo no Saloon 79, no Rio de Janeiro.

O guitarrista Jean Michel, da Visco, conta que toda a história começou graças a essa coisinha que ajuda a encurtar as distâncias reais por meios virtuais, a internet. “O passo inicial veio da Treze Provisório, que conheceu nosso trabalho e entrou em contato, no fim do ano passado. A Reduto entrou na jogada também através do contato de Belo Horizonte. Coincidentemente, Visco e Reduto tocaram num mesmo show no Rio, em dezembro de 2015, quando o projeto ainda era embrionário. A vontade de realizar a minitour vem do fato de as três bandas estarem no mesmo barco da cena independente. Por este motivo, muitas vezes é difícil agendar shows fora da própria cidade, mas nessa dinâmica do intercâmbio cada um usa o seus contatos internos e unem-se os esforços. É bom para todos os lados, divulgar o trabalho em lugares novos e somar os públicos”, acredita.

Treze Provisório é a representante de Belo Horizonte na Rockstrada

O conteúdo continua após o anúncio

Treze Provisório é a representante de Belo Horizonte na Rockstrada

O grande desafio, então, era organizar uma miniturnê com três artistas independentes que passasse por três cidades, em três dias seguidos, batendo na casa dos 500km de distância entre os pontos mais distantes (BH e Rio de Janeiro). Para facilitar a logística, decidiram começar pela capital mineira, descer para Juiz de Fora e terminar a jornada na capital fluminense. “Além disso, em termos de evento, no Rio seria possível agendar algo no domingo, coisa que não é muito comum nas outras cidades para esse tipo de show”, explica. “Outro fator importante foi agendar as datas em sequência, mas depois de um certo trabalho acabamos conseguindo. Cada banda se responsabilizou pelo próprio transporte, porém as estadias ficaram a cargo de cada anfitrião organizar na sua cidade.” Com isso, as moradias das bandas anfitriãs servirão de ponto de descanso para os visitantes.

Para que a Rockstrada funcione melhor, é preciso que as afinidades de estilo sejam acentuadas para não causar estranheza em um público que provavelmente não conhece o trabalho de quem vem de fora, e este é um fator que Jean acredita que não será problema para as três bandas. “Mesmo com o nome eleito para a turnê, sabemos que o rock é realmente algo abrangente. Acredito que estamos no mesmo barco do rock, a Treze Provisório talvez tendendo mais para o pop, Visco e Reduto mais para o indie, porém também com pitadas de pop”, diz. “Esse tipo de iniciativa é extremamente válido para todo mundo, principalmente pela dificuldade em penetrar em outras cidades sozinho. Fazendo o intercâmbio com quem está de fora e tem o contato ‘no outro lado do muro’, as coisas ficam mais simples, e todos ganham. E não tem limites para as possibilidades. Em todos os cantos do país, existem bandas dispostas a rodar e expandir seu publico.”

E no caso do Visco, o que o público local e das outras cidades pode esperar nos shows? “Tocaremos várias músicas do ‘Visco Um’, algumas covers que gostamos de fazer e várias inéditas também. Entre elas, ‘Tão longe’, nosso novo single e que ganhou clipe recentemente, algumas já gravadas mas ainda não lançadas e uma totalmente inédita que ainda nem foi gravada.”

Visco, de JF, vai mostrar canções de seu primeiro álbum, inéditas e covers

Visco, de JF, vai mostrar canções de seu primeiro álbum, inéditas e covers

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia