Associação Brasileira de Defesa dos Direitos Coletivos e Individuais e Versus lançam oficinas de produção cultural para jovens de baixa renda

Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de abril


Por Renato Knopp*

20/03/2025 às 14h47

oficinas de produção na Versus
Léo Teixeira, presidente da ABDC, faz show na Versus para celebrar parceria (Foto: Divulgação)

Neste sábado (22), a Versus celebra, com show de Léo Teixeira e a Boa Pergunta, Kairos e DJ Pedro Paiva, do Vinil É Arte, uma nova parceria com a Associação Brasileira de Defesa dos Direitos Coletivos e Individuais (ABDC). Juntas, elas lançam o Núcleo de Produção Cultural, que oferece oficinas de artes, cultura e produção audiovisual para jovens de baixa renda com 18 anos ou mais. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser realizada no site da ABDC até dia 30 de abril. O início das atividades está previsto para maio. O projeto acontecerá no Centro Cultural Seila Neves, dentro da casa de shows. 

De acordo com Léo Teixeira, presidente da ABDC, o objetivo da ação é preparar a juventude para um mundo cada vez mais conectado. As aulas integram desde técnicas instrumentais (violão, guitarra, baixo e percussão) até produção de podcasts, edição de vídeo e fotografia. As oficinas de comunicação buscam contribuir no processo de “amplificar vozes”, enquanto as de música visam lapidar as futuras performances dos futuros músicos. Além disso, como conta, a ideia é usar as outras oficinas para criar materiais de divulgação desses artistas.

“O ensino atrelado à prática gera oportunidades que podem gerar renda, impactando toda a sociedade ao redor desses jovens”, afirma Léo. O projeto surgiu a partir de um convite de Marcelo Panisset (Versus) para que a ABDC usasse o espaço para seus projetos sociais, desfrutando dos equipamentos que já existem no lugar. Sobre o show, Léo afirma que “será uma experiência singular” e as expectativas são de um “evento lindo”.

As vagas são limitadas e a duração das oficinas é de seis meses. Após a conclusão das primeiras turmas as inscrições serão reabertas.

Confira as oficinas confirmadas

Música: Violão, guitarra, baixo e percussão (Alessandro Dias e Marcos de Oliveira)

Áudio: Técnicas de gravação e mixagem com Léo Schroder

Podcasts e vídeo: Criação de conteúdo com Rodrigo K-Veira

Filmagem e fotografia: Uso profissional de celular e câmeras (Léo Teixeira)

Edição de vídeo: Técnicas de pós-produção (Léo Teixeira)

Oficina Funcional de Interpretação: Voltada para a interpretação (Samir Hauaji)

*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Tópicos: ABDC / oficinas / Versus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.