Los Românticos Experience lançam EP

Com quatro músicas, trabalho homônimo chega nesta quarta, com show no Maquinaria


Por Cecília Itaborahy

19/12/2023 às 07h33

LOS ROMANTICOS DIVULGACAO
No show,  Los Românticos Experience prometem apresentar suas músicas autorais mais versões de canções de bandas conhecidas, como Beatles, Clube da esquina e Módulo 1000 (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (20), Los Românticos Experience lança EP homônimo, nas principais plataformas digitais. No mesmo dia, a banda faz show no Maquinaria, a partir das 20h, com discotecagem em vinil com Rosa Martins.  Formada por André Monteiro (vocal, piano e teclados), Bruno Tuler (baixo e vocal), Edmon Neto (bateria e vocal) e Giovanni Stroppa (guitarra e vocal), Los Românticos Experience nasceram em 2020, em plena pandemia. Depois então, alguns singles, acompanhados por videoclipes, foram lançados. O primeiro deles foi “Todo dia é dia D”, uma releitura de uma composição de Torquato Neto e Carlos Pinto. À época do lançamento, André afirmou que começar com Torquato, no ano em que se completavam 49 anos de sua morte, tinha a ver com a proposta ética, estética e musical da banda. 

Em seguida, veio “Hora por hora”, composição de André com Marquito, uma homenagem ao cantor e compositor Nelson Ned. Os dois lançamentos foram, principalmente, experimentações que têm relação com a própria montagem da banda: os primeiros integrantes, André, Bruno e Edmon assumiram posições que, até então, não estavam acostumados. “O historiador e pesquisador musical Bruno Tuler (que não era baixista) passou a criar bolhas nos dedos de tanto deslizá-los pelas cordas de um baixo. O escritor e professor da UFPA Edmon Neto (que não era baterista) deu pra batucar e soltar a pulsão de seus braços e pernas sobre o corpo de uma bateria. De tal encontro e pesquisa para aperfeiçoar ‘não saberes’, nasceu uma banda: Los Românticos Experience”, disse André no lançamento de “Hora por hora”. 

Já agora, no EP, além dos singles, eles apresentam duas canções inéditas: “Quadrilha de punks”, uma parceria do trio-primeiro, e “Sangue”, de André, que, além de integrante da banda, é poeta e professor universitário. A produção musical aconteceu no estúdio Boca da Mata, em Juiz de Fora, e é assinada por Arnaldo Huff. 

Já no show,  Los Românticos Experience prometem apresentar suas músicas autorais mais versões de canções de bandas conhecidas, como Beatles, Clube da esquina e Módulo 1000. “A proposta estética de Los Românticos Experience é experimentar e promover, não apenas em seu repertório, mas também em seus arranjos, miscigenações entre diversas (e, por vezes, divergentes) referências musicais. O resultado vem sendo uma fusão de rock progressivo, punk rock, tropicalismos, pós-tropicalismos, pegadas de jazz, coloridos psicodélicos, música cafona e outros baratos afins”, afirma.

Leia mais sobre cultura aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.