Exposição ‘Favela’ traz produções de oito artistas de JF
A mostra fica no Espaço Cidade e tem entrada gratuita
A exposição “Favela” traz produções de oito artistas de Juiz de Fora para o Espaço Cidade (Av. Rio Branco 2.234) até domingo (22). Essa mostra busca destacar a riqueza das expressões que existem em diferentes bairros da cidade, como Santa Luzia, Cruzeiro do Sul, Santa Cândida, São Pedro, Vivendas da Serra e Jardim Natal. Entre as obras escolhidas, estão 70 fotografias, pinturas e desenhos feitos pelos artistas e que representam a realidade que vivem. A exposição é gratuita e aberta para visitação pública de terça-feira a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 14h.
A exposição foi organizada pelo pintor e desenhista Roger Barboza, que teve apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para a iniciativa. De acordo com ele, estar nesse espaço e poder expor junto com os outros artistas é uma oportunidade de ocupar lugares que antes não eram feitos para todos. “Muitos artistas que contribuem para a cena artística atual não têm essa mesma oportunidade. Então, é algo muito valioso e, além disso, não se trata apenas de mim, mas de proporcionar essa oportunidade aos meus colegas. Parte do meu objetivo é dar visibilidade à comunidade e destacar o que ela tem de interessante. É isso que estou buscando”, afirma.
A mostra inclui expressões que trazem símbolos de religiões, da música, dos bairros, e que ainda mostram a poesia ‘feita nas ruas’ para o público. O objetivo é justamente tentar capturar a essência das periferias a partir do que consideravam presente devido à história e às próprias vivências. A exposição conta com os trabalhos dos artistas João Gabriel Pinheiro Pereira, Lucas Tavares e Gabriel Henrique, do Santa Luzia; Roger Barboza, Cruzeiro do Sul; Marlon Azevedo, Santa Cândida; Ana Carolina Silva Castro, São Pedro; Mayara Santos, Vivendas da Serra; e Gabriella Frazão Bach e Silva, Jardim Natal.
Leia mais sobre cultura aqui