Ouça agora

Compartilhamento da memória


Por RENATA DELAGE

19/09/2012 às 07h00

O Embaixador dos Estados Unidos da América, profundamente sensibilizado pela manifestação de pesar que recebeu de Vossa Senhoria, por ocasião do trágico falecimento do Presidente John Kennedy, vem expressar os sentimentos de sua gratidão. O cartão de agradecimento, datado de 26 de novembro de 1963, é apenas um dos registros que destacam a liderança de Filippe Coury Jabour na comunidade juiz-forana da época. O libanês, radicado no Brasil desde os 18 anos, completados em 1924, faleceu em 1993, deixando, em seu tradicional sobrado no número 111 da Rua Marechal Deodoro, uma parte da história e da memória dos imigrantes que ajudaram no desenvolvimento da cidade.

O material, arquivado ao longo dos anos pelo comerciante e composto por documentos pessoais, jornais, livros, folhetos, periódicos e revistas, alguns desses em árabe, foi doado pela família Coury Jabour ao Arquivo Central da UFJF, no último mês, e passa pelo processo de conferência. Após a descrição, o acervo será acondicionado de forma adequada e disponibilizado para pesquisas – acadêmicas e da comunidade -, passando a figurar ao lado de outros importantes registros já armazenados pela instituição, como os fundos Família Surerus, Mozart Teixeira e Ministro Odilon Braga, descritos na página do arquivo da universidade (www.ufjf.br/ah).

O material é pequeno, quantitativamente, mas valioso, qualitativamente, avalia o consultor do Arquivo Central, o professor Galba Ribeiro di Mambro. Segundo o professor, até o fim do ano a relação do material – organizado em um primeiro momento pela arquivista Nilma Ferreira de Sá – estará disponível na rede. Isso possibilitará ao pesquisador acessar os documentos com facilidade e proveito, conclui.

Liderança solidária

A postura engajada e participativa de Filippe na liderança da comunidade libanesa lhe rendeu o reconhecimento e a amizade de autoridades, de acordo com o neto e procurador do município Wilson Coury Jabour Júnior. Por duas vezes, o ex-presidente Arthur Bernardes esteve na casa de Filippe. Em cartão de maio de 1945, no período da campanha eleitoral, o político pede apoio ao comerciante na cidade. Durante a campanha para governador do estado, Juscelino Kubitscheck também foi recebido no sobrado da família Coury Jabour. Outro chefe de estado que mantinha contato com Filippe era o então presidente do Líbano, Camille Chamoun, conforme atesta carta de maio de 1954.

As listas elaboradas pelo comerciante, relações de donativos e das famílias libanesas da cidade, – que também fazem parte do acervo doado – são tidas pelo neto como de grande relevância à memória da sociedade juiz-forana, atenta às demandas do país. O libanês encabeçou diversas campanhas comunitárias, como a de 1942, na qual, ao lado de outros libaneses radicados na cidade, ofereceu um avião de instrução e treinamento à mocidade brasileira – conforme conta o neto-, cuja entrega aconteceu no Aero-Clube de Juiz de Fora. No mesmo ano, em função da guerra, Filippe promoveu a campanha Metal Brasil, que enviou donativos à Cruz Vermelha. A doação do acervo é uma forma de difundir a memória da colônia libanesa, pouco documentada na cidade, além de garantir a conservação deste material, destaca Wilson Júnior.