Abertas as inscrições para o XXI Encontro de Corais da Zona da Mata Mineira
Evento gratuito recebe corais de diferentes estilos e categorias
Estão abertas as inscrições para o XXI Encontro de Corais da Zona da Mata Mineira, que será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro. Os grupos interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (25), via formulário. As atividades serão realizadas nas cidades de Além Paraíba, Volta Grande, Carmo, Santo Antônio do Aventureiro, Estrela Dalva e Pirapetinga, localizadas há menos de 200 quilômetros de Juiz de Fora.
O encontro recebe corais e grupos vocais nacionais e internacionais de todas as categorias e estilos, com ou sem acompanhamento instrumental. Os participantes terão até 13 minutos para se apresentarem, com um repertório de livre escolha.
Idealizada e conduzida pela professora de música e pós-graduanda em musicoterapia, Tania Gorni, a programação inclui, não só as apresentações musicais, mas atividades de confraternização. “O encontro é mais do que um evento. É o som de tudo que construímos quando decidimos não desistir. Cantar junto cura. Cura a mim, cura o outro”, afirma.
Coragem, afeto e resistência cultural
O encontro de corais celebra também quase três décadas de coragem, afeto e resistência cultural na região, conforme a regente Tania. Ela relata que esse trabalho é fruto de uma incansável missão pessoal, que começou em 1995 com um pedido simples do então aluno, José Roberto, que seguiu a ajudando nesse sonho, para formar um coral. Pela falta de recursos, ela revela que criou o encontro local, reunindo corais em Além Paraíba e formando uma rede de cooperação, arte e solidariedade. “O som se espalhava, as vozes se misturavam. Foi o começo de tudo”, relembra.
Tania cita pessoas e espaços essenciais para a história do Encontro, como a igreja mineira Matriz de São José, responsável por sediar as reuniões entre o grupo e a fundadora do Grupo Teatral Evolução, Jailza Furtado. Ela enfatiza também a atuação de Gilmar de Paula, hoje presidente da Associação Artística Cultural Coro Emap.
Para Tania, a música é parte da missão que ela acredita ter vindo cumprir. Fundadora de escola de música e vice-presidente da associação, ela ministra aulas e organiza encontros que, para ela, fortalecem laços e transformam vidas. O encontro já lotou espaços como o Cine-Theatro Brasil de Além Paraíba, com 400 pessoas, e a expectativa para este ano é retomar esse patamar, revivendo o encanto e a emoção que só a música em grupo pode proporcionar.
O XXI Encontro de Corais da Zona da Mata Mineira é contemplado pela Lei Aldir Blanc via Ateliê Narrativo, hoje conhecido por Associação Artística Cultural Coro Emap e fundado por Tania Gorni.
*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
XXI Encontro de Corais da Zona da Mata Mineira
- Inscrição gratuita, até 25/08, via formulário
- Programação
11 de setembro (quinta-feira): Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santo Antônio do Aventureiro às 19h
12 de setembro (sexta-feira): Igreja Matriz de São Sebastião, em Volta Grande às 19h
13 setembro (sábado): Igreja Matriz de Sant’Ana, em Pirapetinga às 10:00h, Igreja de Nossa Senhora da Imaculade Conceição, em Estrela Dalva às 15h e Igreja Matriz de São José, em Além Paraíba às 19h
14 de setembro (domingo): Centro Cultural Jair Macuco, em Carmo (RJ) às 10h