Exposição fotográfica ‘A paz (que queremos)’ celebra o Dia Mundial da Fotografia
Em cartaz até 30 de agosto, mostra reúne trabalhos de seis fotógrafos e celebra o Dia Mundial da Fotografia
A exposição “A paz (que queremos)”, com curadoria de Eridan Leão e Sérgio Neumann, está em cartaz até o dia 30 de agosto na Galeria Irineu Lomar, instalada no Filezinho Grill (Praça Menelick de Carvalho, 146 – Bairro Santa Helena). A exposição marca uma homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado nesta terça-feira (19).
A mostra reúne trabalhos de três fotógrafas e três fotógrafos, profissionais e amadores, que exploram, por meio dos diferentes olhares e perspectivas, o conceito de paz. A diversidade de gênero foi um dos critérios centrais na seleção dos artistas, fator que, segundo a curadora, enriquece o diálogo com o público.
A ideia de unir uma cervejinha gelada no bar com fotografia surgiu do sócio do estabelecimento, Edinho Coimbra. Logo, frequentadora assídua do espaço, Eridan assumiu a curadoria da primeira mostra, realizada em março do ano passado, e mantém o projeto ativo desde então. Para ela, a iniciativa beneficia tanto artistas, quanto o comércio: “É uma troca muito rica e despretensiosa. Os artistas trazem amigos que não conheciam o bar, e os clientes passam a ter contato com a fotografia de perto”, compartilha.
Quem participa
Paula Duarte: Artista visual e professora, reconhecida por obras que abordam questões raciais e de gênero. Três vezes vencedora do Prêmio Funalfa de Fotografia, participou de mostras nacionais como “Dos Brasis – arte e pensamento negro”.
Laura Neumann: Professora aposentada, utiliza a fotografia como ferramenta pedagógica desde sua atuação na rede municipal. Participou de exposições coletivas na cidade, incluindo “Nós, por nós mesmas”, realizada este ano na mesma galeria.
Ana Bia: Fotógrafa desde os anos 1980, retomou a produção recentemente, registrando cenas da natureza e viagens a partir de um olhar pessoal e cotidiano.
Humberto Nicoline: Jornalista e repórter fotográfico premiado no World Press Photo e Nikon Photo Contest International. Autor do livro “JF anos 80” e responsável por exposições individuais em espaços culturais de Juiz de Fora.
Thales Oliveira: Estudante de Artes Visuais na UFJF, atua como curador e expógrafo. Desenvolve pesquisas sobre o diálogo entre cinema e artes visuais e já organizou mostras e eventos culturais na cidade.
Thiago Wirmann: Fotógrafo com foco em patrimônio artístico e cultural. Desde 2017, realiza exposições, oficinas e projetos educativos voltados à valorização das raízes históricas e culturais.
Próximas exposições
Interessados em integrar futuras exposições podem entrar em contato pelo direct do Instagram @filezinhogrill. O perfil também divulga a programação da galeria e outros eventos do espaço.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli