Cinema do Shopping Jardim Norte promove sessão especial para pessoas com autismo

Edição do Cine+Azul vai exibir o filme Divertidamente 2, no neste sábado, às 14h30


Por Nathália Fontes*

19/06/2024 às 18h14

Divertidamente2 divulgacao
Para incentivar as ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o cinema do Shopping Jardim Norte vai promover mais uma edição do Cine+Azul com o filme “Divertida Mente 2” (Foto: Divulgação)

Para incentivar as ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o cinema do Shopping Jardim Norte vai promover mais uma edição do Cine+Azul com o filme “Divertida Mente 2”, no neste sábado (22), às 14h30. Os ingressos estão disponíveis para pré-venda no site do Cinemais e na bilheteria do cinema. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. A Sociedade Brasileira de Pediatria explica que é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social. Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA. O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa, por isso é importante a inclusão em ambientes adaptados como os cinemas. 

Segundo informações do Cinemais, a sessão foi preparada e adaptada para receber pessoas no espectro autista. O ambiente será adaptado, com som mais baixo, iluminação especial, temperatura amena e liberdade de circulação do público para andar, dançar e se divertir com o filme. 

Filme Divertidamente 2 

O filme marca a sequência da famosa história de Riley com as emoções da alegria, tristeza, raiva, medo e nojo. Com um salto temporal, a garota agora se encontra mais velha, com 13 anos de idade, passando pelas mudanças da pré-adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. Agora a sala de controle da mente da personagem vai ter a temida ansiedade, a inveja, o tédio e a vergonha, contando com a presença também da nostalgia.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.