Professores estrangeiros ministram oficina no Encontro Internacional de Contato Improvisação, sediado em Juiz de Fora

Evento faz parte do Festival Ocupa Dança 2025, que acontece entre sexta e sábado


Por Tribuna

19/03/2025 às 15h51

Encontro Internacional de Contato Improvisação
Professores europeus ministram oficinas no evento (Foto: Divulgação)

Entre sexta-feira (21) e domingo (23), Juiz de Fora recebe o Encontro Internacional de Contato Improvisação como parte da programação do Festival Ocupa Dança 2025. O evento acontece na Faculdade de Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF) e no Cine-Theatro Central, contando com oficinas intensivas ministradas pelos professores internacionais Vega Luukkonen (Finlândia) e Charlie Morrissey (Reino Unido), além de jam sessions e mostra de performances com artistas locais e de diferentes partes do Brasil. 

As inscrições custam entre R$30 e R$50, podendo serem feitas pelo link na bio do Instagram do Fórum da Dança (@forumdancajf). A mostra será encerrada com uma jam session sonora com participação de músicos convidados.

O Contato Improvisação

Criado em Nova York nos anos 1970 por Steve Paxton, o Contato Improvisação é uma dança baseada no toque, no compartilhamento de peso e na improvisação entre corpos em movimento. A prática envolve princípios como gravidade, inércia e momentum, criando danças que podem variar entre vigorosas e acrobáticas ou suaves e sensoriais. O estilo permite a comunicação não verbal em um jogo tridimensional entre equilíbrio e mobilidade.

Ocupa Dança

Criado em 2024 pelo Fórum Dança JF, o Ocupa Dança tem como objetivo revitalizar a cena da dança em Juiz de Fora por meio da promoção de ções afirmativas, formação artística e oportunidades para jovens talentos, especialmente de áreas periféricas. Em sua primeira edição, o festival organizou uma programação com mostras, seminários, oficinas e performances.

Confira a programação do Encontro Internacional de Contato Improvisação

Sexta-feira (21) – FAEFID/UFJF
9h30-12h30 – Oficina Vega
14h30-17h30 – Oficina Charlie
19h-22h – Jam

Sábado (22) – FAEFID/UFJF e Cine-Theatro Central
9h30-12h30 – Oficina Vega
14h30-17h30 – Oficina Charlie
19h-22h – Noite de Performances e Jam (Cine-Theatro Central)

Domingo (23) – FAEFID/UFJF
9h30-12h30 – Oficina Vega
14h30-17h30 – Oficina Charlie
19h-22h – Jam

Conheça os professores convidados

Vega Luukkonen (Finlândia)
Dançarina, professora e terapeuta corporal, Vega atua há mais de 20 anos em festivais e residências de Contato Improvisação ao redor do mundo. Seu trabalho explora a escuta, a respiração e a presença no movimento, combinando técnica e intuição.

Charlie Morrissey (Reino Unido)
Coreógrafo, performer e professor com mais de 35 anos de experiência, Charlie se dedica à improvisação como ferramenta de exploração do movimento e criação artística. É co-curador do Wainsgate Dances, espaço internacional de intercâmbio artístico voltado para a dança experimental.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.