Cineclube Sarandira finaliza 2025 com exibições gratuitas de curtas e oficina

Atividades são organizadas pela Associação Carabina Cultural no distrito de Juiz de Fora


Por Mafê Braga*

18/12/2025 às 14h30

Design sem nome 1
Programação é aberta para público de todas as idades (Foto: Divulgação)

Neste sábado (20), O Cineclube Sarandira finaliza as suas atividades do ano de 2025. A partir das 19h, a pracinha do distrito de Sarandira recebe a exibição de dois curtas: a premiada ficção “Bailarina”, de Carlos Canela, com posterior bate-papo com o autor, e a animação romântica em curta-metragem, “Canned”, dirigido por Ivan Joy, Nate Hatton e Tanya Zaman. Além disso, ocorre das 14h às 17h, na Associação Carabina Cultural, a 2ª Oficina de Produção de Vídeos com Celular, ministrada pelos cineastas Carlos Canela e Suzana Markus e pelo produtor Léo Matias. Com intérprete de libras disponível, as inscrições são por ordem de chegada e as atividades são gratuitas e abertas ao público.

“Bailarina” conta a história de uma menina que se rebela contra as arbitrariedades de um comitê de avaliação artística em nome da sua verdade artística, abalando, com isso, as estruturas da sociedade em um país fictício onde toda produção deve passar pela aprovação “democrática” desse comitê. Já “Canned”, um curta-metragem de animação CGI de três minutos, foi lançado em 2015 e conta uma história de amor sobre um artista de grafite cuja criação ganha vida.

A programação do Cineclube Sarandira acontece uma vez por mês, com entrada franca, e tem a participação da comunidade do distrito de Sarandira e visitantes. Há transporte público disponível para acessar o local, que sai, aos sábados, às 16h e chega em Sarandira por volta das 18h. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Juiz de Fora por meio da Funalfa, com produção cultural de Léo Matias em parceria com a Associação Carabina Cultural e curadoria dos cineastas Carlos Canela e Suzana Markus.

Serviço

Última edição 2025 – Cineclube Sarandira

  • Data: sábado (20)
  • Exibição de filmes: 20h, praça do distrito de Sarandira
  • 2ª Oficina de Produção de Vídeos com Celular: 14h às 17h, Associação Carabina Cultural (Rua Santana 64 – Sarandira)
  • Entrada gratuita 

 

*Estagiária sob supervisão da editora Cecilia Itaborahy

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.