Curta juiz-forano é premiado em festival internacional
O filme “Véspera”, com direção dos jornalistas Analu Pitta e Rodrigo Souza, recebeu três prêmios na categoria “Primeiros passos” do 9º Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem. O evento acontece em Pernambuco e, nesta edição, teve mais de cem inscritos. Financiado pela Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, o curta juiz-forano foi premiado por “Melhor direção”, “Melhor atriz” (Sandra Emília) e “Melhor direção de arte” (Fernanda Roque e Ana Cláudia Gomes).
“Esse reconhecimento é um estímulo para o nosso trabalho e uma grande alegria”, comenta Rodrigo Souza, por meio de assessoria. Ele acrescenta que o curta, com 15 minutos de duração, lançado no ano passado, continua percorrendo o circuito de festivais audiovisuais em todo o país. Nesta sexta-feira (20), “Véspera” será exibido em Juiz de Fora, durante a Mostra de Curtas do Painel Audiovisual, que acontece no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).
Roteiro
A produção conta a história da aposentada Silvia, uma mulher solitária, com cerca de 60 anos, que se alegra perturbando os vizinhos, seja arrastando uma pesada cadeira por todo o apartamento, seja passando trotes ou ouvindo música alta. A solidão urbana e a “obrigatoriedade” da felicidade são os pilares do roteiro, cujo argumento surgiu da música “Tomorrow is my turn”, da cantora Nina Simone.
Silvia prepara um bolo, limpa a casa e espalha falsos vestígios de uma vida repleta de pessoas queridas, afetos e boas lembranças. São cartões escritos por ela mesma e fotografias de pessoas que não conhece. Conforme os diretores, o filme foi inspirado nas produções “Riscado” (2010), “O pântano” (2011) e “Mulher à tarde” (2010), tendo como referência também as obras do artista americano Edward Hopper (1882-1967).
Confira aqui a premiação completa do 9° Curta Taquary.