Coletivo oferece curso gratuito de documentário em Guarani
Inscrições já estão abertas e as aulas começam no dia 27 deste mês
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Desenvolvimento de documentário”, produzido pelo Coletivo Causos Gerais, em Guarani, a cerca de 75 km de Juiz de Fora. Os interessados, que precisam ter a partir de 12 anos, têm até a próxima segunda-feira (22) para realizar a matrícula, a partir do link.
Serão oferecidas, no total, 30 vagas, divididas em duas turmas. A primeira é voltada a estudantes, a partir de 12 anos, matriculados no ensino fundamental ou no médio. Já a segunda é para maiores de 18 anos, formados no ensino médio ou com projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo em Guarani. Inicialmente, 50% das vagas são voltadas para alunos que residem no território rural do município. Caso esse número não seja preenchido, elas serão remanejadas para a ampla concorrência. As aulas acontecem em cinco sábados, a partir do dia 27 deste mês, até o dia 25 de maio, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, e têm duração média de 4h cada.
Os encontros contam com aulas teóricas, cine-debates, rodas de conversa para troca e consultoria. Além disso, serão apresentados conceitos sobre o gênero, suas diferentes categorias e os desafios relacionados à verdade, realidade e imparcialidade. Os instrutores ainda vão abordar a versatilidade do documentário, a sua função de educar, entreter e influenciar e preservar a memória. A partir disso, os participantes serão ensinados a produzir documentários com recursos limitados e a pensar de forma ampla no gênero. O curso fornece ainda alimentação para os alunos no intervalo e transporte para aqueles que residem na zona rural do município.
Itens obrigatórios para o curso
Para participar, é necessário que o aluno tenha aparelho celular com função de captação de áudio e vídeo e que ele tenha armazenamento suficiente para realizar registros e editar vídeos, a partir de programas de edição, preferencialmente gratuitos, como o CapCut. É preciso também que tenha acesso à internet para receber recados e materiais referentes à oficina.
Serão emitidos certificados da formação para aqueles que participarem de, pelo menos, 75% da carga horária proposta pelo curso, além de realizarem atividades e exercícios propostos pelos professores.
Sobre o coletivo
O Coletivo Causos Gerais é formado por um grupo de artistas e pesquisadores que têm o intuito de produzir e divulgar pesquisas e trabalhos artísticos em torno das temáticas que abordam, principalmente, a cultura popular, a tradição e a memória. As produções realizadas por eles são documentários, entrevistas, fotografias e resenhas.
Eles produzem a oficina “Desenvolvimento de documentário”, que é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Guarani.