Blocos sacodem JF no fim de semana
A uma semana do calendário oficial do carnaval, a folia começou a todo vapor em Juiz de Fora. Neste sábado (18), diversas atrações animaram foliões de todas as idades em diferentes partes da cidade. De acordo com a programação oficial da Prefeitura, estavam agendados 12 blocos no Centro e nos bairros Salvaterra, Cerâmica, Jardim Glória, Juscelino Kubitschek, Morro da Glória, Borboleta, São Mateus, Aeroporto, Granbery e Carlos Chagas. A festa continua neste domingo com outras oitos atrações, dentre as quais o Blocão JF, em São Mateus, o Parangolé Valvulado, no Centro, e o Bloco Sem Compromisso, no Bairro Bandeirantes. A programação completa pode ser conferida no site www.pjf.mg.gov.br/carnaval.
Domésticas de Luxo faz 59 anos na folia
O Parque Halfeld, no Centro, foi palco da concentração do bloco Domésticas de Luxo, que há 59 anos celebra o carnaval juiz-forano. A festa contou com a presença do fundador Alberto Esteves dos Reis, 80 anos, e os integrantes da corte real, o Rei Momo Eduardo Rodrigues, a Rainha Gracyele Germano e as princesas Bianca Cardoso e Deysilene Alves. Ao som contagiante da bateria do Unidos das Vilas do Retiro, ninguém conseguiu ficar parado. Após muito samba durante a concentração, centenas de pessoas acompanharam o bloco no percurso até a Praça da Estação.
No caminho pelo Calçadão, foi possível ver um verdadeiro encontro de gerações. “A alegria é a mesma de quando começamos lá atrás. O bloco surgiu com a finalidade de fazer uma brincadeira de roda com as crianças. Na época, mulheres não podiam participar. O mais bonito é ver essa mudança que fez do bloco uma diversão para toda família”, disse emocionado o fundador Alberto Esteves dos Reis. “Somos um bloco caricato, irreverente e que quer promover a alegria. Há oito anos também passamos a integrar uma ação solidária, incentivando a doação de sangue no Hemominas nesta época em que os estoques ficam em baixa”, explica um dos organizadores, Odério Filho.
É a alegria do bloco que faz com que a técnica em enfermagem Mírian Dornellas acompanhe os integrantes todo ano. Em 2017, a folia foi especial. “Venho com a minha família, e este é o primeiro ano que o meu sobrinho Samuel, de dois anos, também participa da festa.”
Pais e filhos em clima de fantasia
Várias versões em miniatura de Super-Homem, Batman, Homem Aranha, Homem de Ferro, Mulher Maravilha, Minnie e outros personagens se reuniram na Praça Armando Toschi – Ministrinho, no Bairro Jardim Glória, onde a criançada fez a festa com o bloco infantil TrupiFolia, comandado pela banda Trupicada. O clima de fantasia contagiou também os adultos, como foi o caso da mãe Renata Camargo, que levou a filha Luísa, de 3 anos, para a brincadeira. Vestidas de havaianas, elas foram conhecer o carnaval feito pelo grupo. “Ela me pediu para vir porque conheceu as músicas na escolinha. Estou achando o ambiente muito agradável”, disse Renata.
No mesmo ritmo de animação, a dentista Luciana e a filha Ana Maria, de 5 anos, foram vestidas à caráter. “É muito bom ter uma programação para o público infantil. Fiquei tranquila em trazê-la porque será uma forma de diversão com segurança.” De acordo com a organização do bloco, cerca de 800 pessoas eram esperadas no local.
Este é o segundo ano que o TrupiFolia integra a programação oficial de carnaval. “A Trupicada foi criada em 2007 por arte-educadores de diferentes escolas. Durante cinco anos participamos de outras atrações e, no ano passado, criamos o nosso próprio bloco, que tem sido uma festa muito bonita”, diz um dos músicos e compositor, Felipe Tavares.
Crítica e irreverência no ‘Meu Concreto Tá Armado’
A irreverência do bloco “Meu Concreto Tá Armado” tomou conta da Praça Jarbas de Lery Santos, em São Mateus. Com o samba enredo “Atrás da aposentadoria só não vai quem já morreu”, uma crítica à reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer, a Bateria Nota 3 animou centenas de foliões.
A festa também contou com Maracatu Estrela da Mata e os DJs Bruno Tuler, Edson Leão e Geison Vargas. Conforme a organização, a proposta era “ocupar a Praça São Mateus com muita alegria e paz”. O bloco comemorou 11 anos de folia carnavalesca, realizando uma ação solidária com a arrecadação de material escolar para o projeto “Jovens Para o Futuro”.