Real Grandeza encerra desfile do carnaval 2026 explorando fases da lua e mitologias

Escola de samba também fez referências a enredos que fizeram história na passarela juiz-forana


Por Bernardo Marchiori

17/02/2026 às 13h53

O último desfile do carnaval 2026 em Juiz de Fora foi da Real Grandeza, que, mantendo o clima de homenagens, levou para a avenida o enredo “Eterna Lua de Real Grandeza – Encantos e Segredos sobre o Luar”. A agremiação fechou o evento no Circuito Júlio Guedes dentre as escolas que brigam pelo título no grupo especial.

A proposta da escola foi abordar a lua através de diferentes camadas: a relação com alguns povos, com o mistério, com a magia e com a dimensão religiosa. Foram feitas referências a São Jorge e a entidades de matriz africana, como Ogum, Oxum e Tranca-Rua.

Enredos como “Abracadabra” (2004) e “Lua de São Jorge” (2000), que fizeram história na avenida juiz-forana, também foram lembrados pela Real Grandeza. O presidente, Renan Henrique, afirma que pelo resultado após o desfile, a expectativa para a apuração é muito boa.

“Sentimento de dever cumprido. Fizemos um carnaval muito bonito, que exalta a história da escola. Tivemos pouco tempo para levar o desfile à rua – cerca de 40 dias. Conseguimos apresentar o melhor dentro do possível. Estamos muito felizes por isso. O processo é complicado: muito trabalho e ensaios para coroarmos tudo no ápice, que é o desfile”, destaca.

Real Grandeza foto Leonardo Costa (10)Real Grandeza foto Leonardo Costa (1)Real Grandeza foto Leonardo Costa (2)Real Grandeza foto Leonardo Costa (3)Real Grandeza foto Leonardo Costa (4)Real Grandeza foto Leonardo Costa (7)Real Grandeza foto Leonardo Costa (8)Real Grandeza foto Leonardo Costa (9)Real Grandeza foto Leonardo Costa (5)Real Grandeza foto Leonardo Costa (6)
<
>
Foto: Leonardo Costa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.