Dia do Queijo em Juiz de Fora tem tour, música e degustação gratuita

Programação gratuita reúne visita ao ILCT e degustação guiada no Mercado Municipal


Por Mariana Souza*

17/01/2026 às 07h00

Nesta terça-feira (20), o Dia do Queijo vira motivo de celebração em Juiz de Fora com uma programação gratuita que mistura memória, identidade e sabores. A proposta é conduzir o público por um roteiro afetivo da tradição láctea da cidade – com visita guiada ao Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e, mais tarde, degustação comentada no Mercado Municipal.

O encontro começa às 14h30, em edição especial do projeto “Caminhando pela História”, com tour pelo ILCT. A participação é gratuita e requer inscrição pelo Sympla. O ponto de partida será na Rua Tenente Luís Freitas 116, no Bairro Santa Terezinha. Mais do que um passeio, o projeto aposta no reconhecimento do patrimônio local e no fortalecimento do sentimento de pertencimento. 

dia do queijo
(Foto: Felipe Couri)

No ILCT – fundado em 1935 e hoje vinculado à Epamig -, a visita abre as portas da fábrica-escola, onde os participantes acompanham as etapas de produção de laticínios como queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e doce de leite. Com cerca de 40 mil m², o instituto é referência nacional em pesquisa e formação na área e ocupa um lugar simbólico na história de Juiz de Fora: não apenas como centro de ciência e tecnologia, mas como espaço que ajuda a sustentar uma vocação gastronômica mineira que atravessa gerações.

Degustação guiada de queijos

No Mercado Municipal, a programação inclui apresentação musical às 15h30, criando clima de festa para moradores e visitantes. Às 16h30, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) promove uma degustação guiada e comentada de queijos, em parceria com o ILCT e a Epamig, no 1º andar do Mercado. Gratuita e aberta ao público, a atividade busca valorizar produtores de Juiz de Fora e região, fortalecer o Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo e aproximar a população dos saberes que fazem do queijo um patrimônio vivo da cultura mineira.

As ações são realizadas em parceria entre a SDA e as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Participação Popular (SEDUPP), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e Turismo (Setur).

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.