Unidos do Ladeira inaugura passarela do samba com homenagem a Tarcísio Delgado

Ex-prefeito de Juiz de Fora foi exaltado no Circuito Júlio Guedes


Por Bernardo Marchiori

16/02/2026 às 11h03- Atualizada 16/02/2026 às 11h30

A Unidos do Ladeira teve uma missão importante: inaugurar a nova passarela, no Circuito Júlio Guedes, e dar início ao desfile das escolas de samba de Juiz de Fora. Na noite deste domingo (15), a agremiação que busca o acesso ao grupo A do carnaval local levou à avenida uma homenagem a Tarcísio Delgado, ex-prefeito da cidade.

Estrear a nova passarela não foi um problema para a escola, afirma o ex-presidente e alegorista Nilton Braida. Ele destaca que o Ladeira nunca teve problemas com ordem de desfile. “Já abrimos, fechamos, fomos os terceiros a sair. O nosso negócio é fazer a alegria do povo. Sem pressão”, brinca.

Desfile das escolas de samba: Unidos do Ladeira abre com homenagem a Tarcísio Delgado
Foto: Felipe Couri

Ainda mais quando o tema é “Austeridade, competência e amor: Tarcísio Delgado – O Ladeira canta o seu valor”, como enfatiza Edimar Augusto, compositor do samba-enredo. “É uma satisfação muito grande falar de Tarcísio. Quando mudei para Juiz de Fora, mais ou menos nos anos 1980, ele tinha vencido a eleição e conseguimos ver a transformação da cidade. Eu nasci aqui.”

Filho do ex-prefeito, Júlio Delgado chegou ao Circuito Júlio Guedes com a família e participou do desfile, logo à frente do último carro. “Meu pai adorava o carnaval. É o primeiro sem ele, já com homenagem. É um dia muito emocionante para reviver a relação dele com a festividade. Nem com prefeitos adversários ele deixava de participar: o amor pelo carnaval juiz-forano falava mais alto”, ressalta.

Leia mais sobre os desfiles das escolas de samba em Juiz de Fora:

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.