Oficina gratuita de carnaval ensina customização de abadás e fantasias em Juiz de Fora

Com 15 vagas, evento é voltado para mulheres e acontece no CCBM


Por Tribuna de Minas

16/01/2026 às 14h49

carnaval
(Foto: Divulgação/ PJF)

Em Juiz de Fora, o carnaval vai além dos cortejos nas ruas. A festa também impulsiona a economia criativa e abre espaço para novas formas de geração de renda. Para 2026, com 86 blocos oficiais previstos na cidade, a expectativa é de aumento na procura por produtos autorais inspirados na estética carnavalesca, marcada por brilho, cor, tecidos e inventividade. O movimento fortalece pequenos empreendimentos que nascem desse universo e ganham fôlego especialmente no período de pré-carnaval.

Nesse cenário, o Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Juiz de Fora, em parceria com o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), promove a Oficina de Carnaval 2026. Gratuita e voltada principalmente para mulheres, a iniciativa aposta no trabalho manual como caminho para autonomia financeira, aprendizado prático e troca coletiva.

Com 15 vagas e inscrições gratuitas, a proposta é ensinar técnicas de customização e reaproveitamento de peças. O conteúdo vai de abadás e fantasias a adereços e acessórios. A ideia é que os itens produzidos possam compor o figurino da folia e também se transformar em produto para venda durante a temporada carnavalesca, quando cresce a demanda por itens personalizados.

A oficina será conduzida por Cida Justiniano, artesã e empreendedora criativa; Raquel Alves, modelista; e Vivian Lessa, que orientarão as participantes ao longo do processo.

O encontro acontece no dia 31 de janeiro, sábado, das 14h às 17h, no CCBM, que fica na Avenida Getúlio Vargas 200, no Centro, próximo ao Mercado Municipal. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla. Crianças a partir de 8 anos podem participar, desde que acompanhadas pela mãe ou por um responsável.

Além do conteúdo técnico, a atividade reforça uma lógica comunitária típica do carnaval. As participantes são incentivadas a levar materiais para uso próprio e, se possível, para compartilhamento, o que estimula a circulação de recursos e de saberes dentro do grupo.

Oficina de Carnaval 2026

  • No sábado (31), das 14h às 17h
  • No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Av. Getúlio Vargas, 200, Centro)

 

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.