Museu Mariano Procópio realiza visitas mediadas neste feriado
A programação especial acontece diante da celebração da Proclamação da República com visitação no período da manhã e da tarde
Diante da celebração da Proclamação da República, que acontece nesta quarta-feira (15), o Museu Mariano Procópio realiza uma programação especial, com a realização de duas visitas mediadas. A primeira está marcada para o período da manhã, às 10h30, e a segunda, à tarde, com início previsto para as 14h30.
Conforme o Museu, os visitantes vão poder percorrer a exposição “Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação”, que conta um pouco da história do Brasil e os acontecimentos que levaram ao fim do Segundo Império e o início do período republicano. A mediação será realizada pela historiadora da instituição, Rosane Carmanini Ferraz.
A programação é livre para todos os públicos e não será necessário a realização de inscrições. Além das visitas, o Museu estará aberto para a visitação do público geral a todas as exposições das 10h30 às 16h. O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Os acessos são pela Rua Dom Pedro II, 350, e pela Rua Mariano Procópio, 1100. A entrada é franca e livre para qualquer idade.
A exposição “Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação”, aborda o término do século XVIII, final do Brasil Colônia e Conjuração Mineira; o período Joanino, marcado pela chegada da Família Real em 1908, o que promove mudanças significativas no país; Primeiro e Segundo Reinado; e a Proclamação da República. A mostra é composta por peças de importante valor histórico, como o quadro ‘Tiradentes Supliciado’, a cadeira do ‘beija-mão’, original, em que o Dom João VI recebia as pessoas diariamente às 20 horas para a cerimônia de mesmo nome no Paço Imperial; e os dois fardões de Dom Pedro II, da maioridade aos 14 anos de idade e do seu casamento. Abriga ainda vários objetos originais do Palácio São Cristóvão, que era residência da família imperial, no Rio de Janeiro.
Leia mais sobre cultura aqui