Ouça agora

Retrato de um tempo mau


Por MARISA LOURES

15/10/2014 às 06h00

Em

Em “Cuidados de amor”, um pai vê sua liberdade tutelada pelos filhos

“Meus textos sempre dialogam com o presente. Este é um retrato de um tempo mau.” Segundo José Luiz Ribeiro, “Cuidados de amor”, espetáculo que o Grupo Divulgação estreia hoje, às 20h30, no Forum da Cultura, radiografa o grande conflito da sociedade contemporânea. “Cada filho vai para um lugar diferente, ninguém tem disponibilidade para ficar com o pai. A peça está aí para fazermos uma reflexão sobre essa questão”, ressalta o diretor e ator, que dá vida ao personagem Isaac. Também estarão em cena as veteranas Márcia Falabella (Santa Maria e Maria Santa) e Fátima Amorim (Tais), além dos jovens Michell Costa (Matheus), Marina Metri (Joana), Walmor Machado (Marcos) e Victor Dousseau (Marcos).

Criada sem a pretensão de ser montada pela trupe juiz-forana, mas para integrar um concurso de dramaturgia, a peça é a 140ª da lista de Ribeiro, cuja inspiração foi a vida real. “Tenho uma pessoa idosa em casa. De repente, você começa a perceber que as pessoas estão despreparadas para cuidar dos mais velhos, não têm talento para isso. Claro que tem muita gente capaz”, comenta o diretor, que, desta vez, leva um elenco menor para o palco.

“Quando escrevo para o Divulgação, penso em dez, 12 atores, o que não ocorre com este texto. Acabei de escrever e falei: ‘bom, existem vários concursos de dramaturgia, e não concorro porque não tenho trabalho inédito’. O pessoal leu sem compromisso, mas todo mundo ficou muito envolvido.” As palavras brotaram de sua pena como se fechando um diálogo com “A escada de Jacó” e “Juizado de pequenas perdas”. Enquanto a primeira discute a solidão das pessoas mais velhas numa clínica de idosos, na segunda, “as relações humanas são dissipadas pelas mudanças tecnológicas”.

De acordo com o diretor, o inevitável fantasma do fim da vida, assunto levado para a cena, nem de longe o preocupa. “O que me angustia não é a morte. O que me incomoda é o descarte do ser humano”, filosofa José Luiz, apostando na boa receptividade deste drama – entremeado por momentos de humor ácido – entre os adolescentes que frequentam o Forum da Cultura dentro do projeto “Escola de espectador”. Com a iniciativa, realizada há mais de duas décadas, alunos de escolas públicas e de grupos comunitários da cidade assistem a sessões tetrais gratuitas. “Eles poderão rir muito, ou não. Em ‘Escada de Jacó’, o pessoal ria, ria e no final chorava. ‘Cuidados de amor’ tem cenas de muita emoção. Percebo que estamos perdendo a humanidade. Quando entro no ônibus, por exemplo, vejo a descortesia dos jovens com os mais velhos.”

A história se passa em três ambientes: na casa da família, no hospital e numa clínica. Conforme Ribeiro, os cortes são um tanto cinematográficos. A trilha que embala “Cuidados de amor” é de música clássica.

CUIDADOS DE AMOR

Estreia hoje. De quarta a domingo, às 20h30. Até 30 de novembro.

Forum da Cultura

(Rua Santo Antônio 1.112)