Silvio Tendler é homenageado em sessão especial da Terça do Cinema

Filme“Nas asas da Pan Am” é exibido em memória ao documentarista


Por Tribuna

15/09/2025 às 13h28

O cineasta e documentarista Silvio Tendler, morto no último dia 5, será homenageado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) nesta terça-feira (16). A iniciativa integra o projeto Terça do Cinema e terá a exibição do filme “Nas asas da Pan Am” (2020), às 19h, no auditório do Mercado Cultural AICE, no segundo piso do Mercado Municipal. A entrada é gratuita, com ingressos limitados, que começam a ser distribuídos uma hora antes da sessão.

Reconhecido como um dos principais nomes do documentário brasileiro, Tendler construiu uma filmografia voltada à memória e à história política do país, sempre com forte dimensão social. Sua trajetória foi marcada pela defesa da democracia e pelo uso do cinema como ferramenta de resistência cultural. O longa escolhido para a homenagem celebra os 70 anos do diretor e combina elementos autobiográficos com reflexão histórica. O cineasta revisita sua vida, marcada pelo exílio e pela militância por transformações sociais, conectando experiências em diferentes países, como Chile, Portugal, França, Cuba e União Soviética, a uma narrativa que une o íntimo ao político.

O assessor para o desenvolvimento do Polo Audiovisual de Juiz de Fora, Cesar Piva, destaca que “Silvio foi um dos maiores documentaristas do Brasil. Sua vida e obra foram inteiramente dedicadas a registrar importantes momentos e personalidades da história política e social do povo brasileiro. Seu nome estará sempre associado às lutas pela democracia em nosso país”.

Na mesma linha, o diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas, reforça o impacto do cineasta. “Estamos falando de um grande cineasta da história do Brasil, uma pessoa de coerência e caráter inabaláveis, que contribuiu decisivamente não só para o cinema documentário, mas também para o resgate de verdades históricas e de momentos cruciais da nossa trajetória enquanto nação”, analisa. “Através do seu trabalho, essas memórias ganharam a dimensão que mereciam. Especialmente em tempos como os que vivemos, pessoas como Silvio Tendler fazem uma falta danada”.

A sessão, além de reverenciar o legado do cineasta, se propõe a manter viva sua obra e inspirar novas gerações de artistas e espectadores comprometidos com a memória e a transformação social.

Serviço

Terça do Cinema – Homenagem a Silvio Tendler
Filme: Nas asas da Pan Am (2020)
Data: 16 de setembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Mercado Cultural AICE – 2º piso do Mercado Municipal (Av. Getúlio Vargas, 188 – Centro)
Entrada: gratuita (ingressos limitados, distribuídos uma hora antes da sessão)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.