Exposição gratuita com obras de mais de 20 artistas está em cartaz na Galeria Nívea Bracher

Mostra reúne trabalhos que vão da cerâmica à fotografia


Por Mafê Braga*

15/09/2025 às 13h36

WhatsApp Image 2025 09 04 at 08.18.20 2
Carlos Bracher é um dos artistas da nova exposição no Mercado Municipal (Foto: Luiz Felipe Hauck)

Está em cartaz até o dia 4 de outubro, a exposição gratuita “gerAções III”, na Galeria Nívea Bracher, localizada no segundo piso do Mercado Municipal. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta, das 11h às 21h, e aos sábados e domingos, das 11h às 16h. De acordo com a organização, a atividade marca o encerramento de um ciclo de ocupação coletiva que, desde a criação do espaço, já reuniu mais de 70 artistas da cidade, destacando a produção contemporânea local.

A terceira edição da “gerAções” inclui uma lista extensa de artistas da região: Affnana, Amaury Battisti, Cacaio Souza, Carlos Bracher, Edmundo Schmidt, Fernanda Mansur, Fernando Priamo, Frederico Geissler, Lêda Bárbara Soares, Letícia Perani, Luiz Gonzaga, Márcio Brigatto, Neysa Campos, Paulo Alvarez, Pedro Guedes, Ramani Tito, Roberto Vieira, Sandra Sato, Tarsila Palmieri, Tonil Braz e Vinicius Chagas.

Conforme a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a proposta do projeto é destacar a pluralidade de linguagens e conceitos presentes nas artes visuais. Nesta edição, o público poderá conferir trabalhos em pintura, fotografia, gravura, cerâmica, instalação, escultura e assemblage, evidenciando a diversidade criativa e a amplitude de pesquisas artísticas que compõem a cena cultural do município.

Além disso, segundo a organização, a exposição busca promover trocas de saberes entre gerações, fortalecendo o sentimento de comunidade entre artistas e valorizando a colaboração como caminho de fortalecimento da cultura local. Eles afirmam que “gerAções” se consolida como uma trilogia que trouxe visibilidade e celebração à classe artística, encontrando na arte não apenas expressão, mas também um modo de vida.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.