Tópicos em alta: polícia / chuva

Hora de visitar os museus de JF, com muitas atrações na semana

Instituições de Juiz de Fora participam da 12ª edição do Primavera de Museus, que começa nesta segunda (17)

Por Tribuna

14/09/2018 às 19h15

Três instituições de Juiz de Fora participam, de segunda-feira (17) a domingo (23), da 12ª edição do projeto Primavera de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Museu Mariano Procópio, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e o Museu Ferroviário realizam uma série de atividades a partir do tema deste ano, que é “Celebrando a educação em museus”. Um dos objetivos do Primavera de Museus é divulgar, promover e valorizar as instituições locais, a fim de reforçar seu relacionamento com a sociedade.

No Museu Mariano Procópio, as atividades passam por campanhas educativas, visitas técnicas, mediadas e interativas em família, exposição interativa, apresentação musical e oficinas, entre outras. Na segunda-feira (17), das 9h às 17h, serão realizadas visitas técnicas com colaboradores da própria instituição. De terça-feira (18) a sábado (21), haverá visitas mediadas (com destaque para os jardins do museu, a história da família Ferreira Lage, os prédios históricos e a exposição “Esplendor das formas”); a campanha educativa “O que é o museu”, com alunos da rede municipal de ensino; exibição contínua do filme “Vozes da memória” em um telão na Galeria Maria Amália; a exposição “A arte do tempo”, com relógios do acervo do museu; e exposição interativa que serve de complemento à experiência do visitante na galeria.

Na quinta-feira (20), acontece a visita interativa em família, em que as crianças de 7 a 11 anos podem participar acompanhadas de pais ou responsáveis. As vagas são limitadas e devem ser reservadas por meio do telefone 3690-2007. No mesmo dia, às 9h, haverá visita mediada para alunos de Libras (Língua Brasileira de Sinais); já educadores e estudantes de nível superior podem assistir ao filme “Novas formas de se pensar a educação brasileira”, que será seguido por uma mesa-redonda a respeito do tema. As vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo 3690-2027.

Na sexta-feira (21), está programada para as 15h um “Aulão no museu’, ação educativa aberta às instituições de ensino interessadas em promover aulas externas no parque do museu; já o Coro Acadêmico da UFJF se apresenta às 16h na Galeria Maria Amália. Dentre as atrações de sábado (22), estão o evento Encontros no Jardim, com início às 9h, oferecendo oficinas, brincadeiras e música; às 14h, uma atividade conjunta com o Mamm e Museu Ferroviário, por meio dos alunos do curso de turismo da UFJF; no mesmo horário, no parque do museu, acontece a Brincafeira de Livros, com cantinho da leitura, venda de livros infantis e outras atividades. No domingo (23), a única atividade tem início às 8h30: é a oficina de palhagologia, que trabalha o universo do palhaço, do improviso, do corpo cômico e a relação com as crianças.

Música e novas mostras

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) funcionará em horário especial na próxima semana devido à Primavera de Museus: das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, e do meio-dia às 18h, no sábado e domingo. Dentre as atrações, abertura de exposição, visitas ao acervo da instituição, apresentações musicais e palestras.

A programação do Mamm na segunda-feira terá a abertura da exposição “A ferro e fogo”, reunindo esculturas em ferro oxidado feitas pelo artista Jorge dos Anjos a partir de suas referências culturais. Às 14h, acontece a visita mediada especial “Terceira idade vai ao museu”, para idosos de instituições como o Abrigo Santa Helena e Lar dos Idosos Santa Luiza de Marilac. No mesmo horário, e também às 16h, acontece a ação “Laboratórios de portas abertas”, em que os visitantes poderão conhecer o trabalho dos laboratórios de conservação e restauração de papel, pintura e esculturas do Mamm. A atividade será realizada também na sexta-feira.

O conteúdo continua após o anúncio

A terça-feira reserva outra atividade para a terceira idade, com a “Biblioteca para a terceira idade”. Será uma leitura mediada de excertos dos livros “A Idade do Serrote” e “Chronicas Mundanas”, de Murilo Mendes, agendada para as 14h. No mesmo horário, acontece a palestra “A memória na construção da poética de Murilo Mendes”, com as pesquisadoras e professoras Marisa Timponi e Leila Barbosa; mais tarde, às 20h, é a vez da palestra “Encontro com o artista”, com Jorge dos Anjos, em que ele falará de seu trabalho.

Na quarta-feira, Leila Barbosa e Marisa Timponi ministram novamente a palestra sobre a memória na poética de Murilo Mendes, também às 14h. Depois, às 19h, o Coro Acadêmico da UFJF apresenta o concerto “Do universal ao brasileiro”, marcado por composições eruditas e populares. Na quinta-feira, a única atividade é a palestra “Encontro de educadores de museus”, com o arte-educador do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro), Ademildes José de Freitas, que acontece às 19h.

Além do repeteco do “Biblioteca para a terceira idade” e “Laboratórios de portas abertas”, ambos às 14h na sexta-feira, o Mamm tem como atração o recital de canto e piano com os pianistas Fernando Vago e Juliana Costa e o cantor Guilherme Oliveira, com peças musicais de Beethoven, Bember e Dorival Caymmi, entre outros. No sábado e domingo, a instituição realiza uma ação educativa em conjunto com os museus Mariano Procópio e Ferroviários, com visitas orientadas pelos alunos do curso de turismo da UFJF.

Além das atividades em parceria com o Mamm e Mariano Procópio, o Museu Ferroviário agendou duas atrações para o Primavera de Museus. A primeira acontece na terça-feira, com a estreia do projeto Cine Cultura Livre, que terá a exibição às 18h do filme “O menino da internet”, seguido por debate com os professores Daniel Cavalcante, Elis Frizzoni e Gabi Rigueira. Já na sexta-feira acontece às 18h um aulão aberto coordenado pelos professores Waldyr Imbroisi, Jodenir Souza e Henrique Chaves, cujo tema será o conhecimento, os estudos e o saber através dos tempos.
 

 

<
>
Mamm recebe a mostra "A ferro e fogo", de Jorge dos Anjos (Foto: Laura Santos)

 

Tópicos: museu

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia