Projeto cultural gratuito de preservação socioambiental é realizado em Juiz de Fora

Realizado no Jardim Botânico da UFJF, ‘O mistério da floresta’ segue com programação até o dia 11 de novembro


Por Mafê Braga*

13/10/2025 às 18h15

Capa
Atividade no Jardim Botânico é atrelada ao lançamento do livro “O Mistério da Floresta”, de Nívea Ferreira (Foto: Divulgação)

O mistério da floresta” é o novo projeto de preservação ambiental realizado no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF). Localizado no Bairro Santa Terezinha, Região Nordeste da cidade, o espaço recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 17h. A atividade, gratuita e aberta ao público, reúne oito totens espalhados pelo ambiente, que retomam o conteúdo do livro infantil homônimo, lançado em 11 de outubro pela escritora Nívea Ferreira. 

Conforme a autora, a obra, que contém uma linguagem acessível, acompanha a história dos personagens Tamanduá-mirim, Maria-faceira e Sauá, em uma busca de seus amigos animais que sumiram de repente. Dessa maneira, eles precisam descobrir juntos o que está acontecendo com a floresta para que, assim, salvem a sua casa e seus colegas. 

Os visitantes poderão encontrar totens com QR Codes que os direcionam para desenhos de animais silvestres para colorir e terão acesso à versão digital completa do livro, além de um modelo para pessoas com baixa visão, a ser liberado na última semana do programa.

“Os desenhos para colorir, o livro e a ação cultural que acontecerão no Jardim Botânico foram pensadas para que as crianças tenham interações positivas com o meio ambiente e com a temática da preservação ambiental, visto que é muito mais fácil preservar e cuidar de algo que você gosta”, afirma a escritora. Nívea reforça que, por meio do projeto, o público é estimulado não apenas a apreciar a arte e conhecer mais sobre a riqueza da fauna local, como também a percorrer todo o trajeto da via principal do Jardim.

Com atuação em projetos culturais e educacionais, Nívea é residente de Juiz de Fora e graduada em Design pela UFJF. Ela possui experiência em diagramação editorial, ilustração, direção de arte e peças gráficas em geral para publicações, livros infantis e exposições. 

A ação “O mistério da floresta” conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura/Fumic, através do edital O Bicho Pegou 2024, gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Serviço

“O Mistério da Floresta”

Data: entre 11 de outubro e 11 de novembro

Horário de vistação: terça a domingo, das 8h às 17h (última entrada às 16h)

Local: Jardim Botânico da UFJF (R. Coronel Almeida Novais, 246 – Bairro Santa Terezinha)

Entrada franca

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.