Curta juiz-forano é selecionado para o Festival de Cannes
O curta-metragem juiz-forano “Aqueles cinco segundos” foi selecionado para participar do 69º Festival de Cannes, que acontece na França. O evento teve início nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 22. Com roteiro de Tairone Vale e direção de Felipe Saleme, o curta foi realizado em parceira com a produtora Impulso Hub e tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, mantida pela Prefeitura por meio da Funalfa.
A produção tem tons de humor e drama ambientados em uma temática simples, aliados ainda a atuações impecáveis. O filme estreou em 26 de janeiro deste ano na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A segunda apresentação acontecerá na mostra paralela do Festival de Cannes – Short Film Corner –, que começará na próxima segunda (16), e é voltada para diretores e produtores de curtas, com a proposta de dar visibilidade às produções e promover encontros entre profissionais da área. Nesse evento, também é possível prospectar novas oportunidades e parcerias.
Procurar a beleza que há na simplicidade é algo que o diretor Felipe Saleme persegue há muito tempo, e tal premissa parece ter conquistado a equipe de seleção dos curtas. “O que eu acredito, desde o começo do projeto, é que um roteiro simples, muitas vezes, é mais atraente do que um muito rebuscado. E é uma marca do Tairone escrever diálogos. Talvez por ser ator, ele saiba escrever pensando em como aquilo soaria na boca dos atores. O espectador gosta de um filme ou personagem quando se identifica”, avaliou Saleme, por meio de assessoria, enfatizando que o carro-chefe da produção, tirando o grande empenho de todos da equipe, foi a química entre os atores e o texto.
Roteiro
Na trama, um homem casado mantém um caso extraconjugal, e a mulher está prestes a ir para Londres fazer mestrado. A identificação do expectador ocorre por meio de situações cotidianas, ao mesmo tempo engraçadas e constrangedoras. Gravado em um quarto de hotel, o filme conta a história de um jovem casal que, apesar de dois anos de relacionamento, nunca se beijou. Essa descoberta dá um aspecto surreal à produção para discutir de forma bem-humorada a volatilidade dos relacionamentos atuais.
Sobre o que motiva a dupla a seguir no ramo cinematográfico, Felipe é enfático: “Eu e o Tairone não queremos mudar o mundo com esses filmes que estamos fazendo. O que a gente quer é contar uma história. Como isso vai bater em cada um é que é o grande barato”.
O elenco de “Aqueles cinco segundos” é formado pelo ator carioca Gabriel Godoy (“O negócio”, da HBO) e pela atriz paulista Luciana Paes, que ganhou destaque nacional com a personagem Ana Selma, a “Selminha”, na novela “Além do horizonte”, exibida pela Rede Globo, em 2013. Antes disso, em 2011, ela integrou o elenco de “Fina estampa”, da mesma emissora.