Tópicos em alta: cartas a jf / onça-pintada / dengue / polícia

A arte das ruas, da pele e da periferia em convergência

Em cartaz no Santa Cruz Shopping até sábado (16), exposição ‘Skinwall’ reúne quadros criados por artistas do graffiti e tatuadores

Por Júlio Black

13/03/2019 às 06h52- Atualizada 13/03/2019 às 07h35

Exposição reúne trabalhos de mais de 20 artistas, entre a turma do graffiti e do tattoo (Foto: Marcelo Ribeiro)

Os trabalhos deles estão por toda parte. Em muros, pontes, viadutos, passagens subterrâneas, na pele das pessoas. Agora, porém, a criatividade de grafiteiros e tatuadores ocupa um espaço no segundo piso do Santa Cruz Shopping, onde segue em cartaz até o próximo sábado (16) a exposição “Skinwall”, com trabalhos de 22 artistas alternativos que trocaram seu habitat natural de criação por quadros em que o desafio é levar para um maior público, num espaço de grande circulação, a arte que muitas vezes passa despercebida nos centros urbanos.

A ideia partiu dos integrantes do Studio Clipper Tattoo, André Aneg, Júlia Mendes, Rafaela Matias e Mariana Caria, ainda no final de 2018, que resolveram levar para o público do shopping o trabalho da turma do graffiti e da tatuagem. Por isso, entraram em contato com as diversas crews de Juiz de Fora e também tatuadores, que toparam participar da iniciativa. Com o apoio do Santa Cruz Shopping, que cedeu o espaço, estrutura e material de divulgação, a exposição teve início no último sábado (9) com a presença de DJs e da banda Inoutside. Para o encerramento, no sábado (16), às 19h, marca presença o DJ Anditaum, mais jam session, feirinha, flash tattoo e graffiti ao vivo.

A exposição apresenta uma diversidade de estilos nas obras, que na área do graffiti reúne três artistas que não integram as crews e de grupos como o 703 Crew, As Penetras, Latex Podre Crew, Setor 276, Selvagens Crew e Underground Crew. Dentre os artistas, entre grafiteiros e tatuadores, estão CND, Stain, Mariana Caria, Task, Tia Furacão, Cobe, Júlia Mendes, Snol, Rafaela Matias, André Aneg, Luiz Gonzaga, Mist, Dorea, Dorin, Cadu, Mong, Medina, Skerps, Crua, Lumen, Geysler Rodrigues e Dion.

De acordo com a organização do evento, parte da mobilização foi feita pelo WhatsApp, e coube a cada crew selecionar dois nomes para representá-los na mostra. Todos tiveram liberdade para criar algo novo ou apresentar trabalhos já concluídos. Ainda de acordo com eles, esta é uma forma de ligar o estúdio (que fica no shopping) a outras formas de arte, e para o Santa Cruz é uma atração a mais para o público.

O conteúdo continua após o anúncio
Rafaela, André e Júlia são três dos idealizadores da mostra no Santa Cruz Shopping (Foto: Marcelo Ribeiro)

Saindo das ruas

Para André Aneg, a mostra é oportunidade de apresentarem seus trabalhos numa região de tão difícil acesso para eles, como o Centro de Juiz de Fora. “Queremos fazer a união da galera do graffiti e do tattoo, uma turma que não tem condições de pagar por um espaço de exposição. Boa parte dessa galera só tem a arte na rua, que muitas vezes as pessoas não param para observar”, observa. “Temos grafiteiros com um ano de experiência e outros com mais de 20 anos, e trazer toda essa gente para o shopping, numa área central, é o máximo.”

“A gente não conhecia metade da galera”, pontua Rafaela Matias. “Serviu também para ter esse contato, criar um envolvimento, queremos que seja algo frequente.” Segundo Júlia Mendes, esse contato com o “desconhecido” foi surpreendente. “Nos surpreenderam a diversidade das telas, os estilos, sendo que eles tiveram cerca de um mês para prepararem suas obras. Já pensamos numa próxima edição, com melhor estrutura, divulgação, com mais artistas e principalmente um público ainda maior.”

André Aneg compartilha do entusiasmo da colega, pensando ainda em eventos de outro tipo no espaço. “Fiquei feliz pelo retorno dos artistas e por proporcionar essa oportunidade num local não tão elitizado, com um público da periferia, oferecendo essa oportunidade e reunindo dois grupos diferentes como o graffiti e o tattoo.”

SKINWALL
Até sábado (16), das 9h às 22h, no Santa Cruz Shopping (Rua Jarbas de Lery Santos 1.655 – 2º piso – Centro)

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia