Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Uiara Leiggo é atração desta quarta na Semana Rainbow

Cantora faz live com repertório especial, com canções cantoras lésbicas da MPB


Por Júlio Black

12/08/2020 às 07h00- Atualizada 15/08/2020 às 14h35

Direto de São Paulo, onde mora atualmente, Uiara Leiggo faz live nesta quarta dentro da programação da Semana Rainbow (Foto: Celine Billard/Divulgação)

A cantora e compositora Uiara Leiggo é uma das atrações desta quarta-feira na programação on-line da IV Semana Rainbow da UFJF, que teve início na segunda-feira (10) e prossegue até domingo (16) com diversas atividades, que podem ser assistidas ao vivo no canal do evento no YouTube a partir das 20h. A programação completa pode ser conferida no site da Semana Rainbow.

Para esta quarta-feira, o tema é “Com a palavra, as mulheres!”. A programação tem início com o Teatro do Indivíduo e prossegue com a roda de conversa “Diversas (na luta) por todes! Mulheres em diálogo”, com mediação de Mariju e Bruna Rocha, Célia Arribas, Leiliane Germano e Natália Souza como convidadas; a conferência “Saúde mental em tempos de pandemia”, por Claudia Ciribelle; apresentação de obras aprovadas no edital do projeto “Olhar diverso”; e a noite termina com a apresentação de Uiara, às 21h30.

“Escolhi um repertório especialmente para esse show. Cantarei músicas consagradas nas vozes de mulheres lésbicas da música brasileira”, adianta a artista. Entre as canções selecionadas estão “Amor meu grande amor”, “Catedral” e “Malandragem”, que ganharam vida ou novas leituras nas vozes de artistas como Angela Ro Ro, Zelia Duncan e Cássia Eller. Uiara vai se apresentar direto de sua casa, em São Paulo _ onde mora há cerca de um ano -, no esquema voz e violão.

O conteúdo continua após o anúncio

“Participar do evento é importante, primeiramente, porque também é uma causa minha”, afirma. “Minha arte nasce da vontade de que ela seja instrumento de mudanças da realidade e na Humanidade. Estar na programação me deixou emocionada e feliz! Faço parte da diversidade do mundo, não teria lugar melhor para cantar e colocar minha arte a serviço de um propósito maior.”

Além da emoção de fazer parte da programação da IV Semana Rainbow, Uiara Leiggo comenta a importância do evento LGBTTIQ+ ser realizado, mesmo que no formato on-line, em tempos de pandemia e sob ataque de diversos setores conservadores da sociedade. “Manter o evento é manter a chama acesa da igualdade de direitos, respeito, direitos humanos e diminuição da violência gratuita que existe sobre quem tem uma orientação sexual diferente. Sabemos que o presidente foi eleito com um discurso de violência e preconceito, abrindo precedentes a outras pessoas que têm o mesmo pensamento criminoso dele. Cada espaço para debate e conversas sobre o movimento é um respiro de esperança em dias tão difíceis”, destaca a cantora, que tem conseguido se manter em atividade nos últimos meses, apesar das dificuldades e desafios impostos pela necessidade de isolamento social.

“Tenho feito shows nos circuitos das Casas de Cultura e Centros Culturais de São Paulo, algumas lives contratadas e patrocinadas, e também fiz uma série de lives no Instagram sobre mulheres na composição. Lancei um single, ‘Perdendo a revolução’, e no próximo dia 28 chega em todas as plataformas digitais meu novo single, ‘Flores no inverno’. Tenho trabalhado bastante.”

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia