JF Sabor 2024 abre inscrições privilegiando mandioca e cachaça
Evento de rua ‘Deguste JF Sabor’ é novidade deste ano; ingredientes principais serão a mandioca e a cachaça
O JF Sabor 2024 tem inscrições abertas para a participação da sua 22ª edição. Esse evento é conhecido por ser o mais antigo festival gastronômico de Juiz de Fora e região, e irá contar, este ano, com uma novidade: o “Deguste JF Sabor”, que é um evento de rua que será realizado em parte das casas participantes. As inscrições para participação estão abertas desde segunda-feira (8) e vão até o dia 8 de maio para os estabelecimentos de alimentação fora do lar através do site do evento, em que também está disponível o regulamento da competição. Em 2024, o Festival promovido pela Regional Zona da Mata da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel ZM) será realizado entre 13 de setembro e 31 de outubro.
Sobre a novidade deste ano, a presidente Francele Galil garante que é uma forma de democratizar ainda mais o acesso aos pratos, e que irá acontecer nas casas selecionadas nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Os locais e as atrações ainda não foram anunciados, mas o tema escolhido para o JF Sabor 2024, é “O mundo em Minas”, que, de acordo com a associação, renova o compromisso da Abrasel com a cozinha mineira mas, ao mesmo tempo, mostra a influência que os imigrantes tiveram ao chegar na região.
O desafio do JF Sabor será elaborar uma releitura de pratos da culinária africana, portuguesa, italiana, alemã, síria, libanesa ou japonesa, tendo como obrigação utilizar a cachaça ou a mandioca como ingredientes. A escolha da mandioca como ingrediente obrigatório em 2024 é uma forma de valorizar a gastronomia do estado, já que em 2023 o Governo de Minas registrou a cozinha mineira como patrimônio imaterial, após avaliação feita em reunião do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep), do Registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira. “O ano passado escolhemos o milho, e este ano, a mandioca. E como a cachaça também é um traço da nossa mineiridade, cada vez mais utilizada como ingrediente nos pratos que chegam às nossas mesas, mantivemos esse ingrediente obrigatório”, explica a presidente.
Saiba mais sobre a competição JF Sabor
O festival JF Sabor é aberto para todos os estabelecimentos de alimentação fora do lar, incluindo os microempreendedores. É preciso apenas que os estabelecimentos estejam associados à Abrasel Zona da Mata, e os participantes podem escolher se desejam ou não competir. Durante a inscrição, os estabelecimentos podem apresentar até três receitas para o festival, desde que seja uma única receita por categoria.
As categorias competitivas são cozinha oriental, diet, drinks ou coquetéis com cachaça, massas, prato principal, petiscos/porções, pizzas, quitandas, sanduíche/hambúrguer, self-service, sobremesas/confeitaria.
O troféu de campeão do JF Sabor 2024 será entregue para as receitas que agradem ao público e a um júri especializado. O último grupo irá avaliar os itens de acordo com a criatividade e relevância cultural; harmonia, sabores e técnica de cocção; apresentação e estética do prato; aplicação dos ingredientes obrigatórios definidos no regulamento do evento (este ano mandioca e cachaça); utilização do material de divulgação do JF Sabor. Os vencedores serão definidos a partir da soma das notas dos jurados e da votação popular feita no site do festival.