Final de semana com detetives no cinema

Jude Law encarna Dr. Watson, braço direito de Holmes,
Para o final de semana, duas opções nas salas de cinema irão encher de vontade os adeptos de muita ação, mistério, suspense e, porque não, criatividade. Continuação do longa que levou para as telonas um irreverente e intenso Sherlock Holmes na pele de Robert Downey Jr. ("Homem de ferro") há dois anos, "Sherlock Holmes: O jogo de sombras" promete trazer mais de tudo apresentado no primeiro filme. Companheiro de estreia, "As aventuras de Tintim: O segredo de Licorne", filme dirigido por Steven Spielberg e com Peter Jackson na produção, irá levar o cinema o famoso personagem dos quadrinhos e da TV, criado pelo belga Hergé. Holmes já teve sua "atualização" para o público mais jovem; agora, Tintim promete levar para esse público o repórter criado em 1929.
Segundo Downey Jr., em coletivas à imprensa, um dos pontos que o diretor Guy Ritchie – também titular do longa de 2009 – procurou destacar foi a inteligência e o crescente mistério no decorrer do longa. O "Homem de ferro" também destacou o trabalho físico feito para os filmes, que criaram uma fita guerreira ao detetive, bastante diferente da literatura de Sir Conan Doyle. Aos 46 anos, Downey Jr. chegou a ter 12 horas de exercícios por semana para "Os Vingadores", outro longa que o ator encarna o playboy Tony Stark, previsto para estrear neste ano.
Voltando para Holmes, o filme começa cerca de um ano após a aventura anterior, com o famoso detetive da Rua Baker atrás de, talvez, seu maior inimigo, Professor Moriarty (Jared Harris, de "Mad Men"). Já Watson (Jude Law) participa da perseguição e ao mesmo tempo tenta salvar a sua relação com Mary Morstan (Kelly Reilly).
Voltado para crianças e jovens, mas também para os saudosos dos quadrinhos e da TV, a animação Tintim, que já roda na Europa desde o final de outubro, retrata uma das mais famosas histórias do personagem. Na trama, o detetive dublado por Jamie Bell ("Um ato de liberdade") e os seus amigos descobrem o caminho para um navio naufragado e dado como perdido por muito tempo, o Licorne. O longa também traz conhecidos personagens como seu fiel companheiro canino Milú, Rackham (Daniel Craig, de "007 – Quantum of solace") e o capitão Haddock (Andy Serkis, de "O senhor dos anéis – O retorno do rei"). O longa é o primeiro de uma trilogia que simula os personagens por uma técnica de captura de movimentos semelhante à utilizada por Serkis, na pele de Gollum, durante a trilogia "O senhor dos anéis". "Tintim" foi indicado em seis categorias pela Sociedade de Efeitos Especiais para a sua 10ª premiação anual. A cerimônia ocorre no próximo dia 7 de fevereiro.
Programação
Sherlock Holmes – O jogo de sombras
Alameda 5: 14h10, 16h40, 19h10 e 21h40
Santa Cruz 2 (dub): 16h15, 18h45 e 21h15
UCI 3: 13h, 15h40, 18h20 e 21h. Sexta e sábado, sessão também às 23h40
Classificação: 14 anos
As aventuras de Tintim: O segredo de Licorne
UCI 2 (3D/dub): 13h10 e 15h30
Classificação: livre.









