Praia com exclusividade


Por JÚLIA PESSÔA*

11/12/2013 às 07h00

São Sebastião (SP) – Largar a correria diária e fazer absolutamente nada, contemplando somente as várias paletas de verde da natureza e o vaivém das ondas do mar. O irresistível convite tem destino certo: o litoral norte do estado de São Paulo, sendo o município de São Sebastião o trecho mais badalado, com praias cuja hotelaria de peso e bons restaurantes ganharam vida independente do centro da cidade.

Interligadas pela sinuosa Rio Santos, as praias oferecem atrativos variados, como a agitada noite de Maresias, o clima familiar da Baleia – imortalizada no meme do jovem Nissin Ourfali – e o ambiente low-profile de Camburi e Camburizinho, quase sem ambulantes e barracas.

Na praia de Camburi, muito frequentada por surfistas e jovens casais, o conforto e a exclusividade são imprescindíveis a hotéis e pousadas. No Hotel Spa Nau Royal, por exemplo, pode-se recostar em uma espreguiçadeira em um deque, avistar o oceano e aproveitar o sol sem sequer deixar as dependências da hospedagem. Anexo ao hotel, o restaurante Azul Marinho, especializado em frutos do mar, convida a um jantar romântico em mesas e gazebos intimistas, dispostos entre pitangueiras e jardim de gardênias.

Para os pais que viajam com os filhos, há diversas opções de hospedagem em Camburi, com hotéis que oferecem áreas de lazer exclusivas para os pequenos, embora grande parte da diversão esteja mesmo na praia. A areia fina e branquinha é um convite a fazer esculturas e brincadeiras à beira-mar. Mas se a opção for por águas calmas e sem surfistas, a dica é ir para Camburizinho, a poucos metros de Camburi. As praias são separadas por um riacho de água limpa e gelada, lugar ideal para brincadeiras sem preocupação com a correnteza.

Criança ou adulto, vale lembrar que um item indispensável durante o passeio na região é o repelente, já que a vegetação da Mata Atlântica traz mosquitos e pernilongos que podem perturbar os turistas menos prevenidos.

* A repórter viajou a convite do Hotel Spa Nau Royal

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.