Ouça agora

De olho no futuro para manter a tradição do bloco


Por Amanda Fernandes

11/02/2012 às 17h29

Domésticas e as Domésticas no palco

Domésticas e as Domésticas no palco

Atualizado às 19h09

No penúltimo dia do Corredor da Folia, o cantor Eduardo Dussek foi a atração na Praça da Estação. Por volta das 18h30 ele subiu no palco e começou sua apresentação, que teve participação do bloco Domésticas de Luxo.

 A folia começou por volta domeio-dia, quando as Domésticas de Luxo começaram sua concentração para o tradicional desfile nas ruas centrais da cidade. O bloco, que desfila na cidade desde 1958, começou os preparativos com concentração em frente à Câmara Municipal, onde os integrantes chegaram para fazer os últimos ajustes nas fantasias e na pintura preta nos rostos. Às 15h em ponto, as Domésticas, com duas bonecas gigantes, começaram o desfile pelo Calçadão, com destino à Praça da Estação. Nem mesmo a chuva, que começou por volta das 15h30, no momento em que o bloco passava em frente ao Cine-Theatro Central, desanimou os componentes nem os cerca de 3 mil foliões que os acompanhavam, segundo estimativas da Polícia Militar. (Veja a galeria de fotos no Facebook)

polopoly:contentid=1.1037957

De acordo com o presidente do bloco, Sérgio Rodrigues, este ano foram 140 componentes e outros 50 ritmistas na bateria. "Não queremos deixar acabar o bloco, nem substituir o passado, mas dar continuidade é nossa obrigação." As domésticas vieram com uma fantasia com temática futurista, fazendo referência ao enredo "Domésticas de Luxo sempre vedete! Da vassoura à internet".

O professor André Luiz Souza recebeu uma ajuda especial da filha, a também professora Maíra Souza, para entrar no figurino. Foi ela quem preparou o pai. "Acho que fico até mais empolgada que ele. Deixei tudo de lado para vir aqui hoje", conta Maíra. Já o motorista José Luiz Nocelli, que há mais de 20 anos sai com o bloco, levou a sério a proposta de chamar as novas gerações. Ele levou o filho, Luiz Felipe Nocelli, de apenas 1 ano e 7 meses, devidamente fantasiado.

A aposentada Valdete Eiter, 65, foi uma das primeiras a chegar na concentração. Acompanhando o bloco desde o primeiro desfile, Valdete prometeu ficar até o final. Voltando a acompanhar o bloco, o fiscal de serviços Gilberson Machado levou a filha, a pequena Ana Luiza Machado, 7, para o desfile. "Quando era criança, sempre acompanhava com minha família, agora é a vez de trazer minha filha."

polopoly:contentid=1.1037956

O desfile das Domésticas de Luxo terminou às 18h. Até das 19h a PM não havia registrado ocorrência .