Tópicos em alta: polícia / carnaval 2019 / barragem / campeonato mineiro

Cine-Theatro Central abre inscrições para ocupação artística

Serão ofertados 120 agendamentos para espetáculos de teatro adulto, teatro infantil, dança, música, conferências, palestras, formaturas e eventos

Por Tribuna

11/01/2019 às 10h15

Começa na segunda-feira (14) o período de inscrições para a ocupação artística do Cine-Theatro Central no período entre 1º de abril deste ano e 30 de abril de 2020. Serão ofertados 120 agendamentos, sendo 60 para a chamada pública, 15 para o projeto “Luz da Terra” e 45 datas para atendimento a demanda espontânea dentro do mesmo período. Tanto na chamada pública quanto na demanda espontânea poderão concorrer espetáculos de teatro adulto, teatro infantil, dança, música, conferências, palestras, formaturas e eventos afins.

Cine-Theatro Central
Pró-Reitoria de Cultura vai selecionar projetos para atender a 120 agendamentos em 2019 (Foto: Fernando Priamo)

As 15 vagas para o projeto “Luz da Terra” serão ocupadas via seleção à parte, levando em conta edital próprio do projeto, que está sendo lançado concomitantemente à chamada pública, seguindo assim o mesmo calendário de inscrição, avaliação, resultado parcial, recurso e resultado final. O projeto “Luz da Terra” é voltado, exclusivamente, para produção local a preços populares.

Conforme a Pró-Reitoria de Cultura, caso as vagas do projeto não sejam ocupadas, elas serão direcionadas à modalidade de demanda espontânea. Para concorrer ao Luz da Terra, os interessados precisam comprovar a residência na cidade por pelo menos três anos. A ocupação do espaço via edital tem objetivo de dar transparência ao processo e tornar democrático o acesso de produtores e artistas ao mais importante teatro da cidade.

O edital e o formulário de inscrição já estão disponíveis nos sites do Cine-Theatro Central e da Pró-reitoria de Cultura.

O conteúdo continua após o anúncio

Trâmites

Segundo a Pró-reitoria de Cultura, os projetos de ocupação do Cine-Theatro Central podem ser inscritos tanto por pessoas físicas quanto por jurídicas – produtores teatrais, associações de classe, entidades, grupos de artistas em teatro, entre outros. As inscrições terminam no dia 14 de fevereiro e podem ser feitas de forma presencial, de terça a sexta-feira, nos períodos de 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. Os documentos devem ser entregues em envelope lacrado ou enviados pelos Correios (exclusivamente via SEDEX) até a data limite.

Dentre os documentos exigidos, estão: os formulários de cadastro de proposta devidamente preenchidos por digitação; documentos de identificação e documentos que atestem o proponente como representante do grupo interessado. A lista completa consta no edital. O resultado da seleção dos projetos será divulgado no dia 20 de fevereiro, havendo possibilidade de pedido de recurso até 27 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em 1º de março.

Critérios de seleção

Os projetos inscritos passarão por um processo de triagem no qual será verificada a apresentação de informações e documentação necessária. Os projetos classificados nesta fase serão, em seguida, avaliados pelo Conselho Diretor do Cine-Theatro Central, que os julgará com base em quatro critérios: mérito (originalidade, criatividade e inovação nos conceitos e/ou execução); exequibilidade; relevância cultural (reconhecimento de valores culturais importantes advindos da proposta); e diversidade (abrangência de áreas diversas no projeto).

Para dúvidas e outras informações, os proponentes podem entrar em contato pelo telefone (32) 3231-4051 ou pelo e-mail [email protected].

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia