Semana da Criança: Projeto une sustentabilidade e incentivo à leitura

Iniciativa realizada pelo Centro Educacional Mundo Encantado em parceria com a Livraria Arco-Íris teve a participação de 175 crianças


Por Anita Bianco*

10/10/2024 às 06h00

CENTRO EDUCACIONAL MUNDO ENCANTADO 4 Felipe Couri
(Foto: Felipe Couri)

Um total de 175 crianças, de 6 a 10 anos, participaram do projeto “Junte contos com recicláveis – uma feira do livro mais sustentável”, iniciativa do Centro Educacional Mundo Encantado e da Livraria Arco-Íris. Ao longo dos últimos dois meses, os estudantes da instituição realizaram diferentes atividades que tinham a proposta de promover a conscientização sobre o tema da sustentabilidade e, também, incentivar a leitura.

Para isso, eles recolheram materiais recicláveis cuja a pesagem será convertida em “contos”, uma moeda fictícia que a livraria criou para ser trocada por livros. Além da reciclagem, também foram realizados plantio de sementes, arte com materiais recicláveis e um com informações sobre a importância da sustentabilidade. Todas as atividades foram desenvolvidas por meio de pesquisa e com a participação da família.

Para a diretora do Centro Educacional Mundo Encantado, Tânia Reis, o projeto de sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento das crianças. “Ao entenderem a importância de ações sustentáveis, elas são motivadas a adotarem práticas que preservem recursos e protejam o planeta”, analisa. “Combinar a educação ambiental com a leitura pode ser uma estratégia poderosa. Ao lerem livros, as crianças ampliam o vocabulário, melhoram a compreensão e estimulam a curiosidade. Um projeto que integra a sustentabilidade e a leitura não só informa, mas prepara as crianças a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.”

Gabriel Moreira, dono da Livraria Arco-Íris, afirma estar muito satisfeito com a execução do projeto. “A adesão dos pais e alunos superou muito as nossas expectativas. As professoras fizeram um trabalho lindo com as crianças.Todas elas, a direção e a coordenação estão de parabéns por conseguirem engajar tão bem os pais e suas crianças.”

*estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.