Conta gotas
JF no Festival Nacional da Canção
Sil Andrade (voz) e Driano Barboza (voz e violão) representarão Minas Gerais no 45º Festival Nacional da Canção (Fenac) com a música “Fragmentos”. Nessa fase eliminatória, a dupla de Juiz de Fora se apresentará no dia 25 de julho, em São Lourenço. Segundo o regulamento, a composição deve ser inédita e original. Atualmente focados em trabalhos de estúdio e gravação, os dois têm batido ponto nos palcos juiz-foranos e no Estado do Rio de Janeiro. Neste sábado, os dois fazem show na Livraria Quarup e Antiquária, às 16h. O repertório será composto de bossa-nova, samba autoral e MPB.
Casa de Raphael Arcuri é tombada
Passados quase dois anos desde a publicação do edital de notificação para impugnação do processo de tombamento, a residência projetada e utilizada por Raphael Arcuri foi tombada, segundo decreto publicado ontem nos Atos do Governo. O imóvel, na Rua Antônio Dias Tostes 310, no Bairro Granbery, terá preservada sua integralidade, interna e externa, além das telhas planas, dos pisos de tábua, dos ladrilhos hidráulicos e do lambri da antiga sala de costura. Contudo, o decreto também dispõe sobre a possibilidade de demolição da garagem e dos armários embutidos e de alvenaria, desde que haja aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). De acordo com o processo, a edificação da primeira metade do século XX é uma “casa de linguagem clássica da arquitetura típica do período eclético de Juiz de Fora, que coincide com a fase áurea da industrialização”.
Selecionados para o Foto 15
Na exposição fotográfica “Coletiva coletivo”, que integra o projeto “Foto 15”, o público poderá conferir trabalhos de 62 fotógrafos de 21 cidades brasileiras. A lista com os selecionados já foi divulgada pela Funalfa e está disponível em www.pjf.mg.gov.br. Das 103 inscrições oriundas de oito estados – Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná – além do Distrito Federal, foram escolhidas 86 imagens. O “Foto 15” acontece, em agosto, em diversos pontos de Juiz de Fora.
Oficina tira dúvidas sobre editais
Com o objetivo de fornecer informações e tirar dúvidas dos interessados em participar dos editais “Pontos de Mídia Livre”, “Pontos de Cultura Indígenas” e “Cultura de Redes”, será realizada uma “Oficina de editais”. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira, dia 16, às 14h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com entrada gratuita. Quem quiser se inscrever nos editais, lançados para fomentar iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva, deve acessar o link www.cultura.gov.br/editais2015. A oficina será realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Representação Regional de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora.