Tópicos em alta: sergio moro / dengue / polícia / reforma da previdência / bolsonaro

Confira programação da Semana Nacional de Museus em JF

Eventos começam nesta segunda-feira (13), com a abertura da exposição “De trem em trem”, no Museu Ferroviário, e palestra no Museu Mariano Procópio

Por Júlio Black

10/05/2019 às 21h37- Atualizada 15/05/2019 às 15h39

Acervo do Museu Ferroviário é uma das atrações do espaço durante a Semana Nacional de Museus (Foto: Olavo Prazeres – 11/10/2018)

Diversas instituições de Juiz de Fora participam, a partir desta segunda-feira (13), da 17ª edição da Semana Nacional de Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado em todo o mundo em 18 de maio. Este ano o tema é “Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições”, com a proposta de debater o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. A programação vai até o próximo domingo em todo o país, com mais de três mil eventos agendados.

Um dos locais em Juiz de Fora que integra as comemorações é o Museu Ferroviário, onde acontece a abertura da exposição “De trem em trem”, na segunda-feira (13), às 9h, com objetos, fotografias, documentos e itens ligados à ferrovia. A exposição permanece no espaço até 31 de julho. O museu também terá visitas guiadas pré-agendadas para estudantes entre segunda e sexta-feira (17). No sábado (18) e domingo (19), às 14h, as visitas guiadas estão abertas para a população em geral, com capacidade para 30 pessoas e duração de uma hora e 20 minutos.

Ainda no sábado acontece a roda de conversa “Onde foi parar meu ramal?”, às 15h, reunindo novos e antigos ferroviários para discutir de que forma a cultura ferroviária se mantém ou é vista pela população da cidade. Para encerrar, o Grupo Macauã apresenta no domingo (19), às 16h, no anfiteatro do museu, o espetáculo “Trilhos, o trem pelas artes brasileiras”, com músicas e danças da cultura popular, além de referências a outras expressões artísticas.

Mamm programou diversas atividades para a próxima semana, como palestras, abertura de exposição e apresentações musicais (Foto: Leonardo Costa – 06/09/2018)

Mamm e Memorial da República

Quem também divulgou sua programação foi o Mamm (Museu de Arte Murilo Mendes), além do Memorial da República Presidente Itamar Franco, ambos localizados no mesmo terreno na Rua Benjamin Constant, no Centro. No caso do Mamm, a primeira atração será na segunda-feira (13), às 19h, com a apresentação da Orquestra Acadêmica da UFJF. Ainda na parte musical, o recital de piano com Fernando Vago encerra a programação do espaço no domingo (19), às 16h. No audiovisual, o Mamm terá a exibição do filme “Blow-up – Depois daquele beijo”, de Michelangelo Antonioni, na quarta-feira (15), às 19h, seguido de debate com a professora Alessandra Brum, da UFJF.

O conteúdo continua após o anúncio

Além de visitas mediadas, que acontecem na terça (14) e quinta-feira (16), às 14h, o espaço terá a abertura da exposição do coletivo JF-Fotográfico (terça-feira, às 20h); as ações poéticas “Autômatos de papel” e “Estêncil e cartazes/lambes” na quarta e sexta-feira, respectivamente, às 9h30, além de oficina e palestras em horários variados. A programação completa pode ser vista em museudeartemurilomendes.com.br.

Já o Memorial Itamar Franco tem entre suas atrações visitas mediadas ao espaço na segunda, terça-feira, sábado e domingo, às 14h, e de quarta a sexta-feira, às 9h30; a abertura da exposição “Reminiscências: Danças populares e o processo civilizatório no Brasil” na terça-feira (14), às 19h, com apresentação do Maracatu Estrela na Mata; a oficina “Maracatu de Baque Virado”, com Marcos Languanje, na quarta-feira (15), às 15h. Na quinta-feira (16), às 10h, será a vez da oficina de estandarte com Paulo Alvarez; na sexta-feira (17), às 14h, está agendada a ação poética “Experienciando o Parangolé”, de Augusto Costa, inspirada na obra de Hélio Oiticica.

Memorial Itamar Franco também terá abertura de exposição, na terça-feira (14) (Foto: Olavo Prazeres – 06/09/2018)

No Mariano Procópio

O Museu Mariano Procópio também tem uma programação especial para a Semana Nacional de Museus, começando segunda-feira (13), às 9h, com a palestra “Roupa de museu: Memória, cultura e afetos”, da professora Andreia Portela, na sede administrativa da Fundação Museu Mariano Procópio. Na terça-feira (14), às 14h, o jardim suspenso da instituição terá uma aula de artes visuais e exposição de trabalhos de alunos do programa Gente em Primeiro Lugar. Já a exposição da Galeria Maria Amália pode ser visitada a partir do mesmo dia, até sexta-feira (17), incluindo visitas mediadas.

O Jardim Suspenso volta a ser espaço para outras atividades com os alunos do Gente em Primeiro Lugar. Na quinta-feira (16), além da aula externa, haverá apresentação teatral; na sexta (17), nova aula externa e apresentação musical. No sábado (18), às 14h, acontece a Tarde Cultural, incluindo contação de histórias, oficinas, apresentações e brincadeiras antigas. Por fim, no domingo (19), as atividades começam às 8h no parque do museu com a abertura da exposição com fotografias selecionadas da mais recente edição do Safári Fotográfico; às 9h, aula de ioga com Mariana Mendes; às 14h, edição especial do projeto Bordando no Museu.

Outros espaços

A Casa d’Itália também participa da Semana Nacional de Museus com a exposição “Fare Juiz de Fora: Arquitetura e trabalho na Companhia Pantaleone Arcuri, que poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. De acordo com o site, outros museus de Juiz de Fora também participam do evento, entre eles o Museu Academia CES/JF; Museu da Força Expedicionária Brasileira; Museu de Malacologia Professor Maury Pinto de Oliveira; e Museu do Crédito Real.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia