Juiz de Fora tem mostra de artes cĂȘnicas on-line
4ÂȘ Mostra InventaIncena, organizada por Adryana Ryal, abre inscriçÔes; apresentaçÔes dos artistas selecionados vĂŁo acontecer por meio de lives no Instagram
As entradas ao vivo pelas redes sociais, as “lives”, tĂȘm sido a alternativa encontrada pelos artistas para levar entretenimento a seu pĂșblico, contribuindo para que as pessoas fiquem em casa e nĂŁo furem o isolamento social. Nesta semana, para se ter uma ideia, a cantora sertaneja MarĂlia Mendonça promoveu um show em seu canal do Youtube, que reuniu mais de 3,2 milhĂ”es de expectadores, superando o recorde mundial de audiĂȘncia em transmissĂ”es pela internet, batido dias antes pela dupla do mesmo gĂȘnero Jorge e Mateus, que reuniu cerca de 3,1 milhĂ”es de usuĂĄrios na plataforma. Em Juiz de Fora, as lives encabeçadas por artistas e produtores locais resultaram em um outro feito: a realização da 4° Mostra InventaIncena de Artes CĂȘnicas que, pela primeira vez, serĂĄ on-ine e começa na prĂłxima semana.
Essa reformulação do evento, de modo que ele aconteça mesmo em perĂodo de quarentena, foi motivada a partir das lives realizadas no Instagram pessoal da professora, atriz, produtora cultural e diretora de teatro, Adryana Ryal, que tambĂ©m Ă© idealizadora, organizadora e coordenadora da mostra. Ela conta que tudo começou quando precisou utilizar a sua conta para informar sobre o cancelamento de um festival de teatro, que iria acontecer a partir do dia 16 de março, na mesma semana em que a pandemia chegou ao paĂs.
“Eu sempre utilizei as minhas redes para divulgar os espetĂĄculos e produçÔes. Nunca havia feito uma live, mas com a necessidade de avisar ao maior nĂșmero de pessoas, abrimos uma para falar sobre o festival. Em 30 minutos registramos a participação de 60 pessoas. Quando encerramos, comecei a receber mensagens perguntando quando seriam as prĂłximas. Foi entĂŁo que, na partir do dia 17 de março, as lives começaram a ser feitas diariamente, Ă s 22h”, relembra.
Dali surgiu, de forma despretensiosa, uma espĂ©cie de programa, no qual Adryana o chamou, carinhosamente, de “De frente com Ryal”. “O artista tem essa necessidade de continuar se apresentando para alguĂ©m, se comunicando, compartilhando afetos, significados, sĂmbolos, aprendizagem, histĂłria e relaçÔes pessoais. Por isso, as lives tĂȘm como objetivo promover encontros e reencontros para falar desses assuntos, fomentando a cultura, o teatro e a literatura.”
Ă medida em que as entradas ao vivo foram acontecendo, Ryal foi criando roteiros e uma agenda semanal com os convidados e programaçÔes. Nesta toada, diversos artistas envolvidos com dança, circo, mĂșsica e artes cĂȘnicas, por exemplo, jĂĄ participaram do programa, inclusive de fora da cidade, como UbĂĄ, Rio de Janeiro, Camanducaia, GuaxupĂ©, SĂŁo Paulo, Campo Grande, EspĂrito Santo, Curitiba, CapĂŁo da Canoa, Conselheiro Lafaiete, SĂŁo JoĂŁo del-Rei, SĂŁo JoĂŁo Nepomuceno, Barroso, Teofiolo Ottoni e Governador Valadares.
Adryana explica que as lives reĂșnem, em mĂ©dia, 60 pessoas, o que, para ela, representa o pĂșblico mĂ©dio registrado nas casas de encenação da cidade, como o Sala de Giz e OAndarDeBaixo. “Com esta frequĂȘncia, temos casa cheia todos os dias, o que Ă© muito impressionante. JĂĄ tivemos lives que bateram 120 pessoas”.
Esse movimento, para Ryal, demostra tambĂ©m que as lives servem para ajudar as pessoas a lidarem com a ansiedade e as incertezas que o isolamento estĂĄ provocando. “E como o artista Ă© importante, necessĂĄrio e que precisa ser valorizado e respeitado. Quando ele mostra a sua arte fazendo uma live, ou se apresentando da varanda do prĂ©dio para os vizinhos, ele estĂĄ entretendo e retendo mais pessoas em casa. O artista estĂĄ presente nos livros, nas sĂ©ries, nos filmes, nas novelas, naquilo que as pessoas estĂŁo consumindo na quarentena”, ressalta.
Mostra InventaIncena: datas e inscriçÔes
A 4° Mostra InventaIncena de Artes CĂȘnicas acontece nas prĂłximas duas semanas, nos dias 16, 17, 18 e 19 e 23, 24, 25 e 26 de abril, a partir das 22h, em lives realizadas pelo Instagram de Adryana (@adryanaryal). SerĂŁo trĂȘs apresentaçÔes por noite, sendo que cada uma delas deve ter entre cinco e 20 minutos de duração. As inscriçÔes jĂĄ estĂŁo abertas e podem ser feitas de forma gratuita no mesmo Instagram.
“No momento em que o participante solicita a inscrição, enviamos a ele o edital com todas as informaçÔes sobre a mostra. O anĂșncio dos selecionados e demais participantes serĂĄ na live marcada para o dia 14, Ă s 17h. Todos receberĂŁo um crachĂĄ virtual de participação. AlĂ©m disso, podem participar de um bate-papo sobre as cenas apresentadas sempre Ă s terças e Ă s quartas-feiras nestas duas semanas de evento”, ressalta.
O objetivo, segundo a organizadora, Ă© reunir pessoas nĂŁo sĂł da cidade, como da regiĂŁo e estados, de modo a fomentar o setor e mostrar como cada um estĂĄ se reinventando neste momento. AtĂ© esta quinta-feira (9), a Mostra registrou inscriçÔes de artistas das cidades de TeĂłfilo Otoni, Viçosa, UbĂĄ e Conselheiro Lafaiete, alĂ©m de representantes dos estados de SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro e EspĂrito Santo.
Mostra InventaIncena
– InscriçÔes abertas
-AnĂșncio de selecionados em live no dia 14, Ă s 17h
-Mostra acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 e 23, 24, 25 e 26 de abril, a partir das 22h, em lives
Instagram @adryanaryal