Tópicos em alta: cartas a jf / sergio moro / dengue / polícia

Atriz juiz-forana participa de séries no YouTube e canal Gloob

Por Júlio Black

10/04/2019 às 07h30- Atualizada 10/04/2019 às 07h32

Monalisa Vasconcelos está na segunda temporada de ‘Escola de Gênios’, do canal Gloob, como a mãe da personagem Luiza (Giovana Colucci) (Foto: Divulgação)

Radicada em São Paulo há dez anos, a atriz e escritora juiz-forana Monalisa Vasconcelos comemora uma década de carreira com dois trabalhos para o audiovisual neste mês de abril. Um deles é “Renascidos – Um novo coração”, série em oito capítulos diários que estará disponível a partir do próximo sábado (13) no YouTube, no canal Feliz 7Play. O outro é “Escola de Gênios”, que estreia sua segunda temporada na próxima segunda-feira (15) no canal infantil Gloob.

Os convites para os projetos vieram por caminhos diferentes. No caso de “Renascidos”, ela foi convidada pelo ator Lino Camilo, com quem havia trabalhado anteriormente e que estava fazendo a assistência de produção, com as gravações sendo realizadas em agosto de 2018. Para “Escola de Gênios”, a produtora responsável pela atração, a Mixer Filmes, a chamou depois do teste que ela havia feito para a série “O Negócio”, exibida pela HBO. Neste caso, as cenas foram gravadas em 2017.

A atriz explica que os programas tratam de temas totalmente diferentes. Em “Renascidos – Um novo coração”, ela interpreta Ana, que tenta ajudar Sara (Fran Maya) e seu filho, Tito (Luiz Eduardo Toledo), a reconstruírem suas vidas. A situação se complica com a descoberta de que o menino tem uma grave doença cardíaca. “‘Renascidos’, aos meus olhos, é uma história de transformação pela fé. E é lindo porque o papel da Ana, minha personagem e sua família, ancora e norteia isso. Essa amizade entre ela e Sara, entre nossas famílias, revela o que estamos precisando intensamente hoje: a generosidade, o amparo, o amor”, defende.

“Precisamos cuidar mais uns dos outros, respeitar e dar condições para que o nosso próximo se desenvolva em seu melhor. Ana me deu o presente de expressar essa busca. Por isso, o processo de encontro com ela não teve grandes dificuldades. Ela já estava de algum modo em mim. Tudo era feito com muito amor, devoção, carinho, a começar pelo Jeferson Nali (diretor) e pela Luciana Costa (roteirista), e passando por absolutamente todos os envolvidos.”

Desafios

Sua participação em “Escola de Gênios” já segue outro caminho. Na atração, ela interpreta Vera, mãe da inteligentíssima Luiza (Giovana Colucci), e sua chegada vai abalar a permanência da filha na instituição. No caso da produção do canal Gloob, havia o desafio de pegar o ritmo de uma série que já era conhecida do público. “Houve uma preparação prévia para alinhar a interpretação, ritmo e intensidade. Realmente essa era uma preocupação, mas logo na primeira leitura a cena fluiu. Eu a Gi nos demos superbem. Aliás, preciso dizer que aqueles meninos são demais, me diverti demais nas gravações”, diz Monalisa, que ainda não sabe se retorna para a terceira temporada. “Tomara que sim!”.

O conteúdo continua após o anúncio

As duas produções foram gravadas em épocas distintas, mas nem por isso a atriz deixa de comentar as diferenças entre os papéis que, coincidentemente, poderão ser conferidos praticamente ao mesmo tempo. “É muito gratificante poder explorar o máximo da nossa geografia interna (risos). Não apenas como atriz, mas de um modo geral, a minha caminhada é bastante polifônica, às vezes me expresso mar, às vezes montanha, outras, planície. Acredito que sempre atraímos para a nossa vida reflexos do nosso interior. Por isso enxergo como tão natural e belo o fato de sempre estar envolvida em trabalhos que espelhem a realidade essencial.”

Em ‘Renascidos – Um novo coração’, a atriz (à direita) interpreta Ana, que ajudará Sara (Fran Maya) a tentar reconstruir sua vida (Foto: Divulgação)

No comando de um teatro

Nesses dez anos de carreira, Monalisa Vasconcelos trabalhou com teatro, TV, cinema, publicou dois livros e segue com outros projetos, os quais prefere deixar como surpresa. E ainda encontrou tempo para aceitar o convite de ser gestora do Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, tendo que lidar com a burocracia e outros desafios inerentes ao cargo. “O Paulo Eiró foi uma das mais gratas surpresas da minha vida. Recebi o convite do então secretário de Cultura, André Sturm. Nunca me imaginei gestora de um teatro, e ainda público, tão grande e tão importante para a cidade como ele é. Tem sido um desafio tão grande quanto apaixonante. Sem dúvida, esse papel me fortaleceu como nada antes”, afirma Monalisa, que entre as realizações frente ao espaço, segundo ela, está reabilitar o equipamento cultural na vida das pessoas e integrá-lo à vida cultural da região em que se localiza na capital paulista. “(Conseguimos) transformá-lo num lugar onde artistas e público se sentem acolhidos e impulsionados. O teatro é o horizonte da vida, é onde a gente sonha e respira no alcançar de novos mundos, melhores e possíveis.”

Independentemente do “papel” que assumiu nessa década de carreira, Monalisa Vasconcelos olha para trás e pode afirmar que muita coisa foi feita desde então. “Quando saí de Juiz de Fora, eu tinha um sonho. Hoje eu tenho uma história. Toda ela construída com muito esforço, palmo a palmo. Não sei se é orgulho, mas segurança, sim, eu tenho de saber que estou percorrendo um caminho único, de encontro com a minha essência, de expressão dessa verdade. E que por isso já deixei de ser mais um eco. Eu sou uma voz e ela ressoa – íntegra e livre.”

“Renascidos – Um novo coração”
Série em oito capítulos diários, disponível a partir deste sábado (13) no YouTube, no canal Feliz 7Play

“Escola de Gênios”
Estreia sua segunda temporada na próxima segunda-feira (15) no canal infantil Gloob

Tópicos: cinema

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia