Semana da Criança: confira 10 filmes do streaming para fazer uma sessão cinema em casa
Conheça algumas opções disponíveis para assistir no Dia das Crianças
Celebrado no próximo sábado (12), o Dia das Crianças pede uma programação especial. E isso pode ser feito sem, necessariamente, sair de casa. Atentos à data, os catálogos das plataformas de streaming disponibilizam vários filmes para a criançada: dos clássicos aos novos queridinhos do público infantil. A Tribuna selecionou 10 filmes para assistir no Dia das Crianças, e só preparar a pipoca.
Divertida Mente (2015)
O filme conta a história de Riley, uma garotinha de 11 anos que está se mudando para uma nova cidade, e isto deixa suas emoções extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente. Disponível no Disney+.
Divertida Mente 2 (2024)
A sequência de Divertida Mente, lançada em junho deste ano no Brasil, foi um sucesso nos cinemas. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex, a animação se tornou a maior bilheteria do século no país, com mais de 20 milhões de ingressos vendidos e uma arrecadação que superou os R$ 400 milhões. A história inicia com um salto temporal. Riley, agora, é uma adolescente. Junto com a fase de amadurecimento, a sala de controle também está passando por uma adaptação para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções.
Disponível no Disney+.
A fantástica fábrica de chocolate (2005)
A história contada nas telas de cinema em 1971 foi repaginada na versão dos anos 2000. O filme conta a jornada de Charlie Bucket que, ao encontrar um Bilhete Premiado, é convocado para visitar a lendária fábrica de chocolate do excêntrico Willy Wonka, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Disponível no Max, na Amazon Prime e na AppleTv.
Moana (2016)
Uma jovem parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca para se tornar uma mestre em encontrar caminhos. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível. Disponível no Disney+.
Shrek (2001)
O primeiro filme da clássica franquia conta a história de Shrek: um ogro solitário, vivendo em um pântano distante, que vê, sem mais, nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrá-lo e faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro conseguem resgatar a princesa, eles descobrem que os problemas estão apenas começando. Disponível no Globoplay, no Amazon Prime e na AppleTv.
Minions (2015)
As criaturinhas amarelas que servem ao nosso malvado favorito também têm um filme só delas. Em Minions, lançado em 2015, o público conhece melhor a história desses seres amarelos milenares, que têm como missão servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários – Kevin, Stuart e Bob – vão até uma convenção de vilões e se encantam com Scarlet Overkill, que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo. Disponível no Telecine, no Amazon Prime e na AppleTv.
Matilda (1997)
Mais um clássico para lista. O filme conta a vida de Matilda, uma criança brilhante que cresceu ignorada pelos pais, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Quando a menina descobre que tem poderes mágicos e seu pai a manda estudar, ela precisa proteger os colegas da malvada diretora. Disponível na Netflix, no Max, no Amazon Prime e na AppleTv.
Enrolados (2010)
Flynn Ryder é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá, conhece Rapunzel, uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar o confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn: ele a ajuda a fugir, e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel, que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum. Disponível no Disney+.
Os Batutinhas (1994)
Clássico dos anos 1990, o filme narra as aventuras de uma turma de pestinhas, que embarcam em uma história cheia de confusões. Alfafa é julgado culpado em uma reunião do Clube dos Homens que Odeiam Mulheres porque se apaixonou por Darla. Seus amigos fazem de tudo para acabar com o romance dos dois, mas ele está disposto a continuar o namoro. Disponível no Amazon Prime e na AppleTv.
Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem (1988)
Enquanto a sequência “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice” não chega às plataformas de streaming, é possível conferir o primeiro filme, um clássico dos anos 1980. A trama narra a história de Bárbara e Adam Maitland que, depois de morrerem em um acidente de carro, se encontram presos, assombrando sua antiga casa. Quando uma nova família e sua filha adolescente, Lydia, mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Suas tentativas de assombração atraem um espírito espalhafatoso, cuja ajuda se torna perigosa tanto para o casal de almas, quanto para a inocente Lydia. Disponível no Max, no Amazon Prime e na AppleTv.
*estagiária sob a supervisão da editora Gracielle Nocelli