Com opções a R$ 20, festival de caldos aquece o inverno em Juiz de Fora

Disponíveis de quarta até 30 de junho, opções vão além das receitas tradicionais; confira estabelecimentos participantes


Por Elisabetta Mazocoli

09/06/2026 às 14h20- Atualizada 10/06/2026 às 09h38

Com a baixa nas temperaturas e a proximidade do inverno, o “Deu caldo” reuniu bares e restaurantes da cidade para criarem opções de caldos a R$ 20, disponíveis desta quarta-feira (10) até 30 de junho. A proposta do festival de caldos é que cada estabelecimento crie uma alternativa que vá além das receitas tradicionais, com versões autorais e combinações de ingredientes inusitados. Além da experiência gastronômica, o evento também incentiva a arrecadação de agasalhos para a população vulnerável, e todas as casas participantes servirão como pontos de recolhimento. 

Nesta primeira edição, as casas participantes são Asadero, Bistrô 4 Estações, Empório do Cubano, Espaço Café Central, Quintal do Pappa Café, São Bartolomeu São Pedro, São Bartolomeu São Mateus e Venebar. O projeto é idealizado pela página “O que fazer em Juiz de Fora”, que também criou o concurso “Pé de café”, focado em cafeterias, e o “Massa a massa”, focado em pizzarias.

De acordo com a organização, a ideia é mostrar que o caldo pode proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica, principalmente quando usando ingredientes especiais e apresentações diferenciadas. A ideia é que o público também conheça novos estabelecimentos a partir do festival e possa montar o próprio roteiro de visitas.

A solidariedade também foi destacada como uma parte importante disso. A arrecadação de agasalhos acontece justamente para incentivar os visitantes a contribuírem com a campanha solidária, que ocorre durante os meses mais frios do ano, e irá distribuir os agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Confira as opções do festival de caldos: 

Asadero 

Cabotiá & Costela: Caldo cremoso de moranga cabotiá com costela bovina desfiada, finalizado com requeijão cremoso e servido com torradinhas.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)

Bistrô 4 Estações 

Atoladinho de Frango: Frango desfiado com mandioca cremosa, alho-poró, cubos de mussarela, farofa de bacon e croutons.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)

Empório do Cubano

Ajiaco (Cocina Cubana): Caldo espesso da culinária cubana, preparado com uma variedade de vegetais, legumes e frango, servido com torradas.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)

Espaço Café Central 

Caldo Cremoso de Batata com Bacon Crocante: Caldo cremoso de batata inglesa com textura aveludada, preparado com cebola dourada, requeijão e creme de leite, finalizado com cheddar ralado, bacon crocante e cebolinha fresca, acompanhado de croutons artesanais.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)

Quintal Pappa Café  

Sopa de Frango com Nuvens de Queijo: Sopa de caldo de frango servida com delicadas nuvens de queijo e finalizada com cheiro-verde.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)

São Bartolomeu São Mateus

Da Terra ao Caldo: Caldo de batata-baroa com requeijão de corte, bacon de sobrepaleta e frango, finalizado com alho frito.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)

São Bartolomeu São Pedro

Caldo de Abóbora Defumada: Caldo de abóbora defumada com creme azedo, espuma de gorgonzola e torradas de ciabatta da casa.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)

Venebar

Sopa de Costela Venezuelana: Prato típico da culinária venezuelana, preparado com costela bovina e vegetais, cozido lentamente para realçar os sabores naturais dos ingredientes, resultando em um caldo encorpado, nutritivo e reconfortante.

festival de caldos
(Foto: O que fazer em JF)