‘Cowboys & Aliens’ mistura faroeste e invasão alienígena


Por Pablo Cordeiro

08/09/2011 às 14h52

Ford e Craig contra os alienígenas

Ford e Craig contra os alienígenas

Duas épocas pouco imaginadas interligadas dividem a cena em "Cowboys & Aliens" que estreia em Juiz de Fora na próxima sexta-feira (9). Dirigido por Jon Favreau, responsável pela franquia "Homem de Ferro", já conhecido pelas cenas fortes de ação e abuso de efeitos visuais, o filme traz para o faroeste de ficção científica um toque daquilo que se viu no longa da Marvel. Se a ação fica por conta de Steven Spielberg, um dos produtores executivos, também traz um pouco da fantasia de clássicos como "Contatos imediatos de terceiro grau" e "E.T: o extraterrestre". Sem a premissa de ser épico como tais produções, "Cowboys" trabalha um ponto de vista diferente e interessante sobre a descoberta da vida alienígena na Terra.

Assim como as épocas de um modo se interligam, os protagonistas também mostram afeições, principalmente em relação aos papéis que os lançaram no cinema. Daniel Graig repete toda a truculência característica de seu modelo de James Bond em 2006, no "007 – Cassino Royale", retorno da franquia do famoso agente secreto britânico às telonas após 11 anos em hiato. Na época, muitos críticos condenaram a forma como o novo 007 se portava, mais violento e sem o clássico charme presente em Sean Connery ("A Rocha") ou Roger Moore ("Cruzeiro das loucas"). As águas passaram e o "novo" e moderno Bond já caiu nas graças dos fãs. Em "Cowboys", Craig mostra muito da ação em cenas de luta e perseguição.

Já Olivia Wilde, uma das novas queridinhas de Hollywood, empresta um pouco da graciosidade da médica Remy ’13’ Hadley, da série de TV "House", para o toque feminino na aventura faroeste/futurística. A novaiorquina também encara cenas de ação e do ambiente do deserto, se suja como jamais alguém pensou que aconteceria no hospital Princeton-Plainsboro. Após o sucesso na série, Wilde virou febre na indústria, emplacando cinco filmes em 2011 (incluindo "Cowboys") e dois longas em 2010. Para 2012, a jovem atriz já tem três longas garantidos e duas participações ainda não confirmadas. Uma delas vivendo Linda Lovelace, famosa ao protagonizar "Garganta profunda", de 1972.

O enredo de "Cowboys & Aliens" se passa no Arizona, em 1873, onde Jake Lonergan (Graig) é um estranho sem lembranças de seu passado que esbarra em uma desértica e pequena cidade. Em tempos de duelos e tiroteios frequentes, o medo impera e as pessoas não são acolhedoras. Se a vida não fosse tão tensa, tudo se tornaria incompreensível, quando criaturas vindas do céu passam a atacar a cidade, desafiando tudo o que a população já conheceu. Harrison Ford ("Indiana Jones"), Sam Rockwell ("Lunar") e Paul Dano ("Encontro explosivo") completam o elenco.

Programação a partir de sexta-feira (9)

UCI 3: 13h10, 15h40, 18h10, 20h40 e 23h10 (sexta e sábado)

Alameda 4: 14h, 16h30, 19h e 21h30

Classificação: 12 anos.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.