Tópicos em alta: sergio moro / dengue / polícia / reforma da previdência / bolsonaro

‘Cine Sesc’ em Juiz de Fora aborda cotidiano das artes

Mostra propõe reflexão sobre os processos que envolvem diversas atividades artísticas

Por Tribuna

08/07/2019 às 18h57

Este mês, a “Mostra Arte e seu enleio”, do Cine Sesc, busca desconstruir o idealismo da atividade artística como atributo de pessoas privilegiadas com algum tipo de dom ou talento natural, em detrimento daquelas que se dedicam ao meio e busca diariamente conquistar o seu espaço no mundo das artes. Os quatro longas-metragens, exibidos às quartas-feiras a partir do dia 10, abordam temas como o ego, os relacionamentos amorosos e com o público, e a dureza de vivenciar os processos de elaboração simbólica das obras. Dentre os formatos que servem de objeto de estudo, estão as artes plásticas, a dança, a literatura e o próprio cinema. Confira a programação em Juiz de Fora.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10 – David Lynch, a vida de um artista
Direção: Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm | EUA-DIN (2016)
Duração: 88min
Classificação: 12 anos
Em uma íntima jornada, o documentário narra sobre os anos que formaram a vida do cineasta David Lynch. Desde sua criação idílica em uma pequena cidade até as ruas escuras de Filadélfia, acompanhamos Lynch à medida que ele traça os eventos principais para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.

Dia 17 – Eu sou Ingrid Bergman
Direção: Stig Bjorkman | SUE (2015)
Duração: 114 min.
Classificação: 10 anos
Usando os diários íntimos de Ingrid Bergman, além das cartas enviadas às suas amigas, o documentário traça todo o percurso pessoal e profissional da atriz, incluindo seus diversos casamentos, a relação controversa com os filhos, o escândalo de adultério, as mudanças para os Estados Unidos, França e Inglaterra, os principais filmes e prêmios recebidos na carreira.

O conteúdo continua após o anúncio

Dia 24 – O cidadão ilustre
Direção: Gastón Duprat e Mariano Cohn | ARG (2016)
Duração: 118 min.
Classificação: 14 anos
Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.

Dia 31 – Pendular
Direção: Júlia Murat | BRA-ARG-FRA (2016)
Duração: 108 min.
Classificação: 18 anos
Em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.

Cine Sesc Juiz de Fora
Mostra Arte e seu enleio. Dias 10, 17, 24 e 31 de julho, sempre às 19h, no Sesc Juiz de Fora (Av. Barão do Rio Branco, 3.090, Centro). Entrada gratuita, espaço sujeito a lotação. Informações: (32) 3311-6931

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia