Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Sede do Museu Ferroviário faz 90 anos e tem visita guiada

Visitas começam nesta segunda-feira (10) e destacam a história e a arquitetura do imóvel, de fachada clássica e coberto com telhas francesas

Por Júlio Black

08/06/2019 às 06h44

Uma das construções históricas mais marcantes de Juiz de Fora, o prédio sede da antiga Estrada de Ferro Leopoldina completa 90 anos de inauguração neste domingo (9). Para marcar a data, o Museu Ferroviário inicia uma nova modalidade de visita guiada à edificação, que atualmente abriga o equipamento cultural, a partir desta segunda-feira (10). Para quem quiser conhecer melhor o espaço, as visitas acontecem de segunda a sexta-feira, às 9h30 e 14h30, e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo email [email protected]

De acordo com o gerente de Espaços da Funalfa, Luiz Fernando Priamo, as visitas terão entre 1h30 e duas horas de duração e são organizadas e coordenadas pelo setor educativo do Museu Ferroviário, com um máximo de 40 pessoas por vez. A nova modalidade de visitas tem como foco a história e a arquitetura do imóvel, que apresenta padrões ecléticos, fachada clássica, estruturas em madeira e é coberto com telhas francesas. “Pretendemos dar um suporte ao público para entender a parte arquitetônica do prédio da estação e a relação desse espaço com o entorno, como a Praça da Estação”, explica Priamo.

O conteúdo continua após o anúncio

Essa modalidade de visita será o foco das atividades na próxima semana, mas vai entrar no rol dos outros dois tipos de visitas que são também oferecidas, de acordo com o perfil do público solicitante. Além da visita dedicada à parte histórica e arquitetônica, o Museu Ferroviário tem visitas guiadas que tratam de museus e colecionismo e outra que conta um pouco da história de Juiz de Fora e como a ferrovia impactou o desenvolvimento da cidade.

Quanto a outras ações ligadas ao nonagésimo aniversário da inauguração do prédio da Estrada de Ferro Leopoldina, Luiz Fernando Priamo adianta que existe possibilidade de realizar atividades em conjunto com o aniversário de criação do museu, que acontece em agosto. Além das visitas guiadas, é possível conhecer o acervo do Museu Ferroviário no horário normal de funcionamento (Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h); outra atração, que permanece em cartaz até 31 de julho, é a exposição “De trem em trem”, com objetos de colecionismo. O museu também abre as portas eventualmente nos finais de semana, quando acontecem eventos pontuais.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia