Dia Internacional da Mulher: Exposições abordam o universo feminino
“Simplesmente, mulher” estreia no Bar Filezinho Grill e “+ Mulheres” na Hiato Galeria
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, alguns espaços da cidade preparam exposições protagonizadas por mulheres em que as obras, de alguma forma, abordam o universo feminino. Nesta sexta-feira (8), é lançada a mostra “Simplesmente, mulher”, no Bar Filezinho Grill (próximo à Praça Menelick de Carvalho), a partir das 18h, na Galeria Irineu Lomar. Já no sábado (9) é lançada a segunda edição da exposição “+ Mulheres”, na Hiato Galeria, a partir das 11h.
“Simplesmente, mulher”
A “Simplesmente, mulher” segue na galeria do Bar Filezinho Grill até o dia 31 deste mês. A exposição conta com a participação de seis fotógrafas, sendo elas Cicéia Almeida, Eridan Leão, Gal Oliveira, Julia Ciampi, Malu Machado e Tetê Lima. Cada uma delas expõe um de seus trabalhos alusivos às mulheres. Elas retratam como percebem o universo feminino, a partir de suas próprias ações, sejam elas individuais ou coletivas, de forma mais poética ou direta, mas dentro do espectro de união feminina. A curadoria foi feita por Eridan Leão, que divide a produção com Sérgio Neumann e Ione Ribeiro.
Todas as fotografias estão à venda e só poderão ser retiradas ao final da exposição, a partir do dia 31 deste mês. Nas sextas-feiras deste mês, nos dias 8, 15, 22 e 29, serão realizados sorteios de fotografias, brindes de loja de roupas, entre outros, às espectadoras da exposição “Simplesmente, mulher”. Além disso, no sábado, o Filezinho Grill promove uma roda de samba especial, em virtude ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Menelick de Carvalho, a partir das 14h, com o Batuquedelas.
“+ Mulheres”
A segunda edição da exposição “+ Mulheres”, da Hiato Galeria, reúne 12 artistas visuais que compõem a mostra coletiva que se relaciona com o Dia Internacional da Mulher. As obras levantam indagações e proposições sobre a mulher e seu papel na sociedade hoje em dia. Várias técnicas compõem a mostra, sendo elas pintura, desenho, colagem, cerâmica e fotografia. As artistas participantes são Ada Medeiros, Ana Tavares, Fani Bracher, Julia Vitral, Luíza Costa, Kátia Lopes, Malu Machado e Gabriela Machado, Mariloou Winograd, Priscilla de Paula, Renaya Dorea, Sandra Passos e Vânia Barbosa. A mostra, que tem curadoria do artista visual Petrillo, segue na galeria até o dia 25 de março.
Outra atividade, também em celebração ao Dia Internacional da Mulher, acontece no dia 16 deste mês, a partir das 11h, na Hiato Galeria. Trata-se do lançamento do livro “Meu feminino está de prosa”, da escritora Maria Irís Lo-Buono. Na obra, a autora fala sobre os comportamentos necessários às pessoas de todos os gêneros, a partir de suas crônicas, que são pautadas no cotidiano e, principalmente, reverenciam as mulheres.