Oscar 2022: confira a lista de indicados

O longa “Ataque dos Cães” recebeu 12 indicações, seguido de “Duna”, com 10 indicações, e “Belfast” e “Amor, Sublime Amor” com sete cada um


Por Agência Estado

08/02/2022 às 11h41- Atualizada 08/02/2022 às 12h33

Os indicados ao Oscar 2022 foram anunciados na manhã desta terça-feira (8), durante um evento transmitido on-line. O longa Ataque dos Cães, disponível na Netflix, recebeu 12 indicações, entre Melhor Filme, Melhor Ator, com Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante, com Kirsten Dunst, Melhor Ator Coadjuvante com Jesse Plemons e Jane Campion para Melhor Direção Duna vem em seguida, com 10 indicações, e Belfast e Amor, Sublime Amor com sete cada um.

Principal prêmio do cinema internacional, o Oscar volta a ter um apresentador este ano e será realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA), no dia 27 de março. Esta é a 94ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Deserto Particular foi escolhido pelo Brasil para representar o país na categoria melhor filme internacional, mas o longa de Aly Muritiba não passou pela primeira fase da seleção, em dezembro. Já o curta Seiva Bruta não conseguiu passar de fase e não levou nenhuma indicação à estatueta.

 

Veja a lista com os indicados ao Oscar 2022

MELHOR FILME

  • Belfast
  • No Ritmo do Coração
  • Não Olhe Para Cima
  • Drive My Car
  • Duna
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Licorice Pizza
  • O Beco do Pesadelo
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor

MELHOR ATRIZ

  • Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye
  • Olivia Colman, por A Filha Perdida
  • Penélope Cruz, por Mães Paralelas
  • Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
  • Kristen Stewart, por Spencer

MELHOR ATOR

  • Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
  • Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
  • Andrew Garfield, por Tick, Tick… Boom!
  • Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
  • Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth

MELHOR ATOR COADJUVANTE

  • Ciarán Hinds, por Belfast
  • Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
  • Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
  • J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
  • Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

  • Jessie Buckley, em A Filha Perdida
  • Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor
  • Judi Dench, em Belfast
  • Kirsten Dunst, em Ataque dos Cães
  • Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs

MELHOR DIREÇÃO

  • Kenneth Branagh, por Belfast
  • Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
  • Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
  • Jane Campion, por Ataque dos Cães
  • Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor

MELHOR FILME INTERNACIONAL

  • Drive My Car (Japão)
  • Flee (Dinamarca)
  • A Mão de Deus (Itália)
  • Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
  • The Worst Person in the World (Noruega)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

  • Siân Heder, por No Ritmo do Coração
  • Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
  • Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna
  • Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
  • Jane Campion, por Ataque dos Cães

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

  • Kenneth Branagh, por Belfast
  • Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
  • Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
  • Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
  • Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person in the World

MELHOR FIGURINO

  • Jenny Beavan, por Cruella
  • Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano
  • Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna
  • Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
  • Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor

MELHOR TRILHA ORIGINAL

  • Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
  • Hans Zimmer, por Duna
  • Germaine Franco, por Encanto
  • Alberto Iglesias, por Mães Paralelas
  • Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães

MELHOR ANIMAÇÃO

  • Encanto
  • Flee
  • Luca
  • A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
  • Raya e o Último Dragão

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO

  • Affairs of the Art
  • Bestia
  • Boxballet
  • Robin Robin
  • The Windshield Wiper

MELHOR CURTA EM LIVE-ACTION

  • Ala Kachuu – Take and Run
  • The Dress
  • The Long Goodbye
  • On My Mind
  • Please Hold

MELHOR DOCUMENTÁRIO

  • Ascension
  • Attica
  • Flee
  • Summer of Soul (… ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
  • Writing with Fire

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

  • Audible
  • Lead Me Home
  • The Queen of Basketball
  • Three Songs for Ben Azir
  • When We Were Bullies

MELHOR FOTOGRAFIA

  • Greig Fraser, por Duna
  • Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo
  • Ari Wegner, por Ataque dos Cães
  • Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth
  • Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor

MELHOR MONTAGEM

  • Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima
  • Joe Walker, por Duna
  • Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs
  • Peter Sciberras, por Ataque dos Cães
  • Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick… Boom!

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

  • Um Príncipe em Nova York 2
  • Cruella
  • Duna
  • The Eyes of Tammy Faye
  • Casa Gucci

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

  • Be Alive – King Richard: Criando Campeãs
  • Dos Oruguitas – Encanto
  • Down to Joy – Belfast
  • No Time to Die – 007 – Sem Tempo Para Morrer
  • Somehow You Do – Four Good Days

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

  • Patrick Vermette, por Duna
  • Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo
  • Grant Major, por Ataque dos Cães
  • Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth
  • Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

  • Duna
  • Free Guy: Assumindo o Controle
  • 007 – Sem Tempo Para Morrer
  • Shang-Chi e a Lenda
  • Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.